Agricultura

1° Festival do abacaxi valoriza produtores e promove impulsionamento da economia local

O evento promete ser um dos maiores do calendário arapiraquense e será realizado no dia 12 de novembro, na comunidade Poção

Por 7Segundos com Assessoria 08/11/2022 17h05
1° Festival do abacaxi valoriza produtores e promove impulsionamento da economia local
1º Festival do Abacaxi será realizado no Poção, em Arapiraca - Foto: Divulgação/Assessoria

A região Agreste é uma das que mais se destaca no cultivo do abacaxi em Alagoas e Arapiraca é um dos municípios que produz boa parte do que é comercializado no estado e até fora dele. Visando valorizar ainda mais os produtores da fruta e resgatar tradições, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e da Associação dos Minis e Pequenos Produtores de Abacaxi do Agreste, vão promover o 1° Festival do Abacaxi. 

O evento promete ser um dos maiores do calendário arapiraquense e será realizado no dia 12 de novembro, na comunidade Poção. O Festival do Abacaxi tem a expectativa de atrair turistas, que movimentarão a economia local como objetivo de valorizar, ainda mais, agricultura familiar, além de intensificar a geração de renda na região, considerada a maior produtora de abacaxi. A festa beneficiará, diretamente, mais 600 famílias e associados.

Cultivo da fruta tem tradição de décadas no Poção. Foto: Zé Neto-Ascom Arapiraca 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, reforça que a festividade é uma verdadeira vitrine das potencialidades de Arapiraca e reforça que o Município vem intensificando os investimentos com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população. “Nós produzíamos e precisávamos divulgar mais nossa produção, então surgiu a ideia de criar o festival para que o público pudesse vir à cidade conhecer a qualidade de nosso trabalho. Por atrair um grande número de turistas e empresários, o festival impulsionará a economia do município. É essa valorização da área rural que o prefeito Luciano Barbosa prioriza e estamos buscando atender todas as comunidades”, destacou o secretário.

Programação


A programação iniciará às 8h30 com um café da manhã e passeio ciclístico seguido da missa, prevista para começar às 9h00 e depois a solenidade de abertura. As secretarias de Saúde e Assistência Social vão ofertar serviços no local, das 8h00 às 12h00. Às 11h00, os visitantes receberão palestras dos bancos e demonstração de equipamentos, às 15 horas.

Na parte da tarde acontecerão o Concurso do fruto do abacaxi, sorteio de brindes, apresentação cultural e uma roda inédita de conversa com mulheres inspiradoras que trabalham no setor da agricultura. A festa encerra com o Concurso da Rainha do Abacaxi e atração musical.

“Essa parceria com a prefeitura é muito importante e nós da associação parabenizamos a todos pela iniciativa. Como presidente desta associação, convido a todos vocês para essa festa que vai ser linda”, falou Judite Caetano.