1° Festival do abacaxi valoriza produtores e promove impulsionamento da economia local
O evento promete ser um dos maiores do calendário arapiraquense e será realizado no dia 12 de novembro, na comunidade Poção
A região Agreste é uma das que mais se destaca no cultivo do abacaxi em Alagoas e Arapiraca é um dos municípios que produz boa parte do que é comercializado no estado e até fora dele. Visando valorizar ainda mais os produtores da fruta e resgatar tradições, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e da Associação dos Minis e Pequenos Produtores de Abacaxi do Agreste, vão promover o 1° Festival do Abacaxi.
O evento promete ser um dos maiores do calendário arapiraquense e será realizado no dia 12 de novembro, na comunidade Poção. O Festival do Abacaxi tem a expectativa de atrair turistas, que movimentarão a economia local como objetivo de valorizar, ainda mais, agricultura familiar, além de intensificar a geração de renda na região, considerada a maior produtora de abacaxi. A festa beneficiará, diretamente, mais 600 famílias e associados.

Cultivo da fruta tem tradição de décadas no Poção. Foto: Zé Neto-Ascom Arapiraca
O secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, reforça que a festividade é uma verdadeira vitrine das potencialidades de Arapiraca e reforça que o Município vem intensificando os investimentos com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população. “Nós produzíamos e precisávamos divulgar mais nossa produção, então surgiu a ideia de criar o festival para que o público pudesse vir à cidade conhecer a qualidade de nosso trabalho. Por atrair um grande número de turistas e empresários, o festival impulsionará a economia do município. É essa valorização da área rural que o prefeito Luciano Barbosa prioriza e estamos buscando atender todas as comunidades”, destacou o secretário.
Programação
A programação iniciará às 8h30 com um café da manhã e passeio ciclístico seguido da missa, prevista para começar às 9h00 e depois a solenidade de abertura. As secretarias de Saúde e Assistência Social vão ofertar serviços no local, das 8h00 às 12h00. Às 11h00, os visitantes receberão palestras dos bancos e demonstração de equipamentos, às 15 horas.
Na parte da tarde acontecerão o Concurso do fruto do abacaxi, sorteio de brindes, apresentação cultural e uma roda inédita de conversa com mulheres inspiradoras que trabalham no setor da agricultura. A festa encerra com o Concurso da Rainha do Abacaxi e atração musical.
“Essa parceria com a prefeitura é muito importante e nós da associação parabenizamos a todos pela iniciativa. Como presidente desta associação, convido a todos vocês para essa festa que vai ser linda”, falou Judite Caetano.

Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
