Sesau orienta sobre medidas para evitar o surgimento da subvariante BQ.1 do coronavírus
Estado ainda não registrou aumento do número de casos do novo coronavírus
Mesmo sem o registro do aumento de casos do novo coronavírus e da identificação da subvariante da Ômicron BQ.1 em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mantém ativo o Gabinete de Combate à Covid-19 e orienta a população para que não relaxe na adoção de medidas preventivas.
Isso porque, nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já identificou o aumento de casos da doença pandêmica, o que pode vir a ocorrer em outras regiões do país, principalmente com as festividades de fim de ano, quando ocorrer confraternizações e, consequentemente, aglomerações.
Para evitar uma nova onda da Covid-19 em Alagoas, a equipe técnica da Sesau tem orientado a população a adotar as medidas sanitárias que vem sendo recomendadas por infectologistas e desde março de 2020, quando o primeiro caso do novo coronavírus foi identificado no Estado.
Além de usar máscara em locais fechados e com grande fluxo de pessoas, é necessário evitar aglomerações, fazer a higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel a 70%, além de manter atualizado o esquema vacinal com a 1ª e 2ª doses, as duas doses de reforço e, no caso dos imunossuprimidos, a dose adicional, já disponível em território alagoano desde março deste ano.
Conforme o infectologista Renee Oliveira, chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau, as medidas sanitárias devem ser adotadas por todos, principalmente pelos idosos, pessoas com comorbidades, imunossuprimidos e as crianças. “Percebemos um relaxamento das medidas sanitárias preconizadas para evitar a Covid-19. Mas é preciso que elas sejam seguidas, por o novo coronavírus não vai ser abolido, o que temos que fazer é saber conviver com ele, seguindo as medidas de proteção e completando o esquema vacinal”, alerta.
Para isso, de acordo com Renee Oliveira, é necessário que as pessoas procurem os pontos de vacinação dos seus municípios de residência, uma vez que essa é a forma eficaz de evitar a contaminação pelo vírus e o surgimento de variantes e subvariantes, bem como, das complicações para quem adoecer, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Já há o registro de novas ondas da Covid-19 em países da Europa, China e nos Estados Unidos e da subvariante da Ômicron, conhecida como BQ.1. Por isso, reforçar a prevenção é fundamental e o SUS [Sistema Único de Saúde] tem disponibilizado as vacinas com esta finalidade”, ressaltou.
Subvariante
Com relação à Subvariante da Ômicron BQ.1, o chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau disse que os sintomas apresentados por pacientes são parecidos com os da gripe e do resfriado comum, onde o paciente infectado pode ter coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre. “Por esta razão, é necessário que as pessoas que apresentarem esta sintomatologia, façam o teste para diagnóstico e, em caso de resultado positivo, adotem os cuidados corretos de isolamento, evitando propagar a doença”, enfatizou Renee Oliveira.
Últimas notícias
Polícia Civil conclui investigação sobre morte de criança de dois anos em Dois Riachos
'Se Trump conhece Brasil pela família Bolsonaro, ele desconhece', diz Lula
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Homem é preso suspeito de espancar avô de 79 anos no Feitosa, em Maceió
Governo de Alagoas antecipa salário dos servidores estaduais para 23 de junho
Polícia Civil prende suspeito de roubar joias durante assalto em restaurante de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
