Agricultura

Luciano Barbosa destaca fortalecimento da economia local no 1º Festival do Abacaxi

Evento realizado na comunidade do Poção fortalece a economia local e a união de produtores rurais de Arapiraca

Por 7 Segundos 12/11/2022 18h06
Luciano Barbosa destaca fortalecimento da economia local no 1º Festival do Abacaxi
Luciano Barbosa comparece ao 1º Festival do Abacaxi e elogia economia local - Foto: Maxwell Medeiro / Secom PMA

Com objetivo de valorizar a agricultura familiar arapiraquense, além de intensificar a geração de renda no meio rural, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e da Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi do Agreste, está sendo realizado o 1º Festival do Abacaxi. A abertura do evento ocorreu na comunidade Poção, neste sábado (12).

A Região Agreste é uma das que mais se destacam no cultivo do abacaxi em Alagoas, e o município de Arapiraca um dos que mais produzem o fruto, que é comercializado em Alagoas e em outros estados do Brasil.

Maxwell Madeiro


Na solenidade de abertura, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, destacou a importância da parceria com as empresas e produtores.

“Estamos aqui na região do Poção, que é uma grande produtora de abacaxi para todo o Brasil, e estou muito satisfeito com a primeira edição do festival em parceria com a prefeitura. Esse incentivo vai fortalecer ainda mais a produção e comercialização do fruto”, frisou o gestor.

“Esse festival é o pontapé inicial de grandes ideias que fortalecem o pequeno e grande produtor, então é um momento muito importante para que possamos expandir ainda mais os eventos e projetos. Estou buscando parcerias, a exemplo do deputado federal eleito, Daniel Barbosa, para colocarmos em prática o projeto da Ceasa e do nosso distrito industrial. Com isso, vamos intensificar ainda mais as nossas ações e essa integração é muito importante. Esse é o primeiro de muitos que ainda teremos e vamos melhorar ainda mais nas próximas edições. Além disso, vamos buscar realizar o Festival do Produtor Rural, que engloba todos e valoriza ainda mais o homem do campo”, pontuou Luciano Barbosa.

A produtora de abacaxi, Adriana Souza, de 38 anos, agradeceu a realização do festival e mostrou sua satisfação. “Há mais de 40 anos minha família é produtora de abacaxi aqui na região. Estamos muito felizes com o festival e a parceria da prefeitura, pois isso vai melhorar ainda mais a nossa produção”, disse Adriana.Além dos produtores, da equipe técnica da prefeitura, com o secretário Hibernon Cavalcante, os produtores locais e empresas parceiras, também estiveram presentes os vereadores Dra Fany, Vicente do Remédio, Melquesedec, Bicudo e Adriano Targino.

ProgramaçãoA programação iniciou às 8h30 com um café da manhã e passeio ciclístico seguido da missa e depois a solenidade de abertura. As secretarias de Saúde e Assistência Social estão ofertando serviços no local. Além disso, os visitantes estão recebendo palestras dos bancos e demonstração de equipamentos,

A vasta programação inclui o Concurso do fruto do abacaxi, sorteio de brindes, apresentação cultural e uma roda inédita de conversa com mulheres inspiradoras que trabalham no setor da agricultura. A festa encerra com o Concurso da Rainha do Abacaxi e atração musical.