Unicafes promove Encontro Técnico voltado para agricultores familiares e cooperativas nesta sexta-feira (18) em Arapiraca
Dia de Campo será realizado na sede da Capial, no Sítio Lagoa Cavada, a partir das 08h00

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), vai realizar nesta sexta-feira (18), em Arapiraca, um Encontro Técnico com a participação de várias cooperativas de agricultores familiares do Agreste e de outras regiões do estado.
O Encontro Técnico conta com a parceria da Capial (Cooperativa Agropecuária Industrial de Arapiraca LTDA) e da Cooperal (Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca) e será realizado na sede da Capial, no Sítio Lagoa Cavada, zona rural de Arapiraca a partir das 08h00 da manhã.
O presidente da Unicafes em Alagoas, Antonino Cardozo, informou que o foco das discussões no encontro desta sexta-feira é a cultura do coco e a cultura do algodão. Especialistas sobre os temas darão palestras técnicas para os cooperados. A expectativa é que cerca de dez cooperativas de todas as regiões de Alagoas e até de Sergipe, participem do encontro.
“Teremos um momento de campo para entender como está se dando a expansão do algodão aqui em Alagoas e encerraremos com uma palestra sobre a cultura do coco com a entrega de algumas mudas em Arapiraca”, destacou Antonino.

O presidente da Unicafes-AL também explicou que o foco do encontro é a produção onde a entidade pretende incentivar a introdução de novos modelos de focos produtivos.
“A gente quer começar a pensar em novos polos de produção de fruticultura, de grãos, na pecuária de leite, e por esse motivo a Unicafes está provocando as suas cooperativas filiadas em encontros como este justamente para que a gente possa plantar um caminho para expandir e diversificar a produção em Alagoas”, complementou.
O objetivo, disse Antonino, é fazer também com que o agricultor familiar, em função da sua área média, obtenha uma renda de composição, ou seja, que ele possa também complementar sua renda com diferentes segmentos agrícolas, desde a produção de grãos, da pecuária, da fruticultura, formando um conjunto de possibilidades produtivas ligadas ao cooperativismo que possam proporcionar uma garantia de renda em sua produção e comercialização para que a Unicafes possa preparar o ambiente de mercado, abrindo caminhos para o escoamento dessa produção do agricultor familiar.
“A Unicafes, como organização do cooperativismo em Alagoas, vem tentando provocar o setor naquilo que é a nossa parte, que produzir alimentos e produzir insumos para alimentação escolar, para o mercado privado e para as indústrias”, disse Antonino.
Durante o Dia de Campo, haverá a distribuição de 1.600 mudas de coqueiro anão e coqueiro híbrido para agricultores que trabalham com a cultura do coco.
Haverá também um café da manhã para os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. A programação está disponível no perfil da Unicafes no instagram que é o: @unicafesal.
Últimas notícias

Beneficiários do Programa Sua Vida Com Um Novo Olhar realizam exames oftalmológicos e escolhem óculos

Secretaria realiza Ação de Saúde no Conj. Brivaldo Medeiros nesta quarta (07) em Palmeira

Ateliê Isabelle Bellyse aposta em arranjos florais exclusivos para o Dia das Mães

Colisão entre carretas deixa preso às ferragens na BR-101, em São Miguel dos Campos

Ônibus escolar pega fogo na BR-101 entre Jundiá e Novo Lino

Estudantes da rede municipal curtem cinema gratuito em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
