Agricultura

Unicafes promove Encontro Técnico voltado para agricultores familiares e cooperativas nesta sexta-feira (18) em Arapiraca

Dia de Campo será realizado na sede da Capial, no Sítio Lagoa Cavada, a partir das 08h00

Por 7Segundos 18/11/2022 06h06
Unicafes promove Encontro Técnico voltado para agricultores familiares e cooperativas nesta sexta-feira (18) em Arapiraca
Dia de Campo também vai contar com palestras técnicas e distribuição de mudas - Foto: Divulgação

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), vai realizar nesta sexta-feira (18), em Arapiraca, um Encontro Técnico com a participação de várias cooperativas de agricultores familiares do Agreste e de outras regiões do estado.

O Encontro Técnico conta com a parceria da Capial (Cooperativa Agropecuária Industrial de Arapiraca LTDA) e da Cooperal (Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca) e será realizado na sede da Capial, no Sítio Lagoa Cavada, zona rural de Arapiraca a partir das 08h00 da manhã.

O presidente da Unicafes em Alagoas, Antonino Cardozo, informou que o foco das discussões no encontro desta sexta-feira é a cultura do coco e a cultura do algodão. Especialistas sobre os temas darão palestras técnicas para os cooperados. A expectativa é que cerca de dez cooperativas de todas as regiões de Alagoas e até de Sergipe, participem do encontro.

“Teremos um momento de campo para entender como está se dando a expansão do algodão aqui em Alagoas e encerraremos com uma palestra sobre a cultura do coco com a entrega de algumas mudas em Arapiraca”, destacou Antonino.


O presidente da Unicafes-AL também explicou que o foco do encontro é a produção onde a entidade pretende incentivar a introdução de novos modelos de focos produtivos.

“A gente quer começar a pensar em novos polos de produção de fruticultura, de grãos, na pecuária de leite, e por esse motivo a Unicafes está provocando as suas cooperativas filiadas em encontros como este justamente para que a gente possa plantar um caminho para expandir e diversificar a produção em Alagoas”, complementou.

O objetivo, disse Antonino, é fazer também com que o agricultor familiar, em função da sua área média, obtenha uma renda de composição, ou seja, que ele possa também complementar sua renda com diferentes segmentos agrícolas, desde a produção de grãos, da pecuária, da fruticultura, formando um conjunto de possibilidades produtivas ligadas ao cooperativismo que possam proporcionar uma garantia de renda em sua produção e comercialização para que a Unicafes possa preparar o ambiente de mercado, abrindo caminhos para o escoamento dessa produção do agricultor familiar.

“A Unicafes, como organização do cooperativismo em Alagoas, vem tentando provocar o setor naquilo que é a nossa parte, que produzir alimentos e produzir insumos para alimentação escolar, para o mercado privado e para as indústrias”, disse Antonino.

Durante o Dia de Campo, haverá a distribuição de 1.600 mudas de coqueiro anão e coqueiro híbrido para agricultores que trabalham com a cultura do coco.

Haverá também um café da manhã para os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. A programação está disponível no perfil da Unicafes no instagram que é o: @unicafesal.