Unicafes promove Encontro Técnico voltado para agricultores familiares e cooperativas nesta sexta-feira (18) em Arapiraca
Dia de Campo será realizado na sede da Capial, no Sítio Lagoa Cavada, a partir das 08h00
A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), vai realizar nesta sexta-feira (18), em Arapiraca, um Encontro Técnico com a participação de várias cooperativas de agricultores familiares do Agreste e de outras regiões do estado.
O Encontro Técnico conta com a parceria da Capial (Cooperativa Agropecuária Industrial de Arapiraca LTDA) e da Cooperal (Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca) e será realizado na sede da Capial, no Sítio Lagoa Cavada, zona rural de Arapiraca a partir das 08h00 da manhã.
O presidente da Unicafes em Alagoas, Antonino Cardozo, informou que o foco das discussões no encontro desta sexta-feira é a cultura do coco e a cultura do algodão. Especialistas sobre os temas darão palestras técnicas para os cooperados. A expectativa é que cerca de dez cooperativas de todas as regiões de Alagoas e até de Sergipe, participem do encontro.
“Teremos um momento de campo para entender como está se dando a expansão do algodão aqui em Alagoas e encerraremos com uma palestra sobre a cultura do coco com a entrega de algumas mudas em Arapiraca”, destacou Antonino.

O presidente da Unicafes-AL também explicou que o foco do encontro é a produção onde a entidade pretende incentivar a introdução de novos modelos de focos produtivos.
“A gente quer começar a pensar em novos polos de produção de fruticultura, de grãos, na pecuária de leite, e por esse motivo a Unicafes está provocando as suas cooperativas filiadas em encontros como este justamente para que a gente possa plantar um caminho para expandir e diversificar a produção em Alagoas”, complementou.
O objetivo, disse Antonino, é fazer também com que o agricultor familiar, em função da sua área média, obtenha uma renda de composição, ou seja, que ele possa também complementar sua renda com diferentes segmentos agrícolas, desde a produção de grãos, da pecuária, da fruticultura, formando um conjunto de possibilidades produtivas ligadas ao cooperativismo que possam proporcionar uma garantia de renda em sua produção e comercialização para que a Unicafes possa preparar o ambiente de mercado, abrindo caminhos para o escoamento dessa produção do agricultor familiar.
“A Unicafes, como organização do cooperativismo em Alagoas, vem tentando provocar o setor naquilo que é a nossa parte, que produzir alimentos e produzir insumos para alimentação escolar, para o mercado privado e para as indústrias”, disse Antonino.
Durante o Dia de Campo, haverá a distribuição de 1.600 mudas de coqueiro anão e coqueiro híbrido para agricultores que trabalham com a cultura do coco.
Haverá também um café da manhã para os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. A programação está disponível no perfil da Unicafes no instagram que é o: @unicafesal.
Últimas notícias
França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita
Deputados retomam trabalho na Assembleia Legislativa com foco nas urnas
Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió
Presidente do Solidariedade entra na briga por cadeira na Câmara Federal
Vereador articula sessão para debater Plano Diretor e conter avanço imobiliário em Maceió
Urbanização do Renasce Salgadinho entra na reta final de serviços
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
