Unicafes promove Encontro Técnico voltado para agricultores familiares e cooperativas nesta sexta-feira (18) em Arapiraca
Dia de Campo será realizado na sede da Capial, no Sítio Lagoa Cavada, a partir das 08h00
A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), vai realizar nesta sexta-feira (18), em Arapiraca, um Encontro Técnico com a participação de várias cooperativas de agricultores familiares do Agreste e de outras regiões do estado.
O Encontro Técnico conta com a parceria da Capial (Cooperativa Agropecuária Industrial de Arapiraca LTDA) e da Cooperal (Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca) e será realizado na sede da Capial, no Sítio Lagoa Cavada, zona rural de Arapiraca a partir das 08h00 da manhã.
O presidente da Unicafes em Alagoas, Antonino Cardozo, informou que o foco das discussões no encontro desta sexta-feira é a cultura do coco e a cultura do algodão. Especialistas sobre os temas darão palestras técnicas para os cooperados. A expectativa é que cerca de dez cooperativas de todas as regiões de Alagoas e até de Sergipe, participem do encontro.
“Teremos um momento de campo para entender como está se dando a expansão do algodão aqui em Alagoas e encerraremos com uma palestra sobre a cultura do coco com a entrega de algumas mudas em Arapiraca”, destacou Antonino.

O presidente da Unicafes-AL também explicou que o foco do encontro é a produção onde a entidade pretende incentivar a introdução de novos modelos de focos produtivos.
“A gente quer começar a pensar em novos polos de produção de fruticultura, de grãos, na pecuária de leite, e por esse motivo a Unicafes está provocando as suas cooperativas filiadas em encontros como este justamente para que a gente possa plantar um caminho para expandir e diversificar a produção em Alagoas”, complementou.
O objetivo, disse Antonino, é fazer também com que o agricultor familiar, em função da sua área média, obtenha uma renda de composição, ou seja, que ele possa também complementar sua renda com diferentes segmentos agrícolas, desde a produção de grãos, da pecuária, da fruticultura, formando um conjunto de possibilidades produtivas ligadas ao cooperativismo que possam proporcionar uma garantia de renda em sua produção e comercialização para que a Unicafes possa preparar o ambiente de mercado, abrindo caminhos para o escoamento dessa produção do agricultor familiar.
“A Unicafes, como organização do cooperativismo em Alagoas, vem tentando provocar o setor naquilo que é a nossa parte, que produzir alimentos e produzir insumos para alimentação escolar, para o mercado privado e para as indústrias”, disse Antonino.
Durante o Dia de Campo, haverá a distribuição de 1.600 mudas de coqueiro anão e coqueiro híbrido para agricultores que trabalham com a cultura do coco.
Haverá também um café da manhã para os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. A programação está disponível no perfil da Unicafes no instagram que é o: @unicafesal.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
