Interior

Criança de 6 anos morre após ser picada por um escorpião

Garoto morava em São Sebastião e morreu na Unidade de Emergência do Agreste

Por 7segundos 18/11/2022 11h11
Criança de 6 anos morre após ser picada por um escorpião
Criança de 6 anos morre após ser picada por um escorpião - Foto: Ilustração

Um garotinho de seis anos morreu em consequência de uma picada de escorpião na noite desta quinta-feira (17). A família da criança mora em São Sebastião, mas ele estava internado na Unidade de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

De acordo as primeiras informações, o menino, que não teve a identidade revelada, teria sido picado no momento que foi calçar o tênis para ir à escola. O garoto estudava na creche Lar de Maria.

Soro e tratamento


O efeito tóxico causado pelo veneno do escorpião pode causar choque cardiogênico e edema agudo no pulmão.

Os especialistas alertam que quanto menor a criança, os efeitos tendem a ser mais graves, por causa da relação de seu peso com o veneno inoculado.
Se a criança for socorrida rapidamente e tratada com soro antiescorpiônico, a
após uma picada, maior serão as chances de sobrevida.

Sintomas

A picada de escorpião pode causar vermelhidão, inchaço e dor no local da picada. Quando é grave causa enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, neste caso, há maior risco de morte.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.