Arapiraquense baleado com tiro de fuzil durante abordagem policial é transferido para hospital de Maceió
Um trio de delegados foi designado para atuar no caso
O empresário arapiraquense Marcelo Leite, que foi baleado nas costas durante uma abordagem policial realizada no último dia 14 de novembro, foi transferido do Hospital de Emergência do Agreste para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Seu estado de saúde ainda é considerado grave, mas ele segue estável, segundo fontes ligadas à família.
Marcelo dirigia um veículo Hyundai Creta de cor preta e teria, segundo a guarnição policial envolvida na abordagem, passado em alta velocidade por um "quebra-molas" e, em seguida, desobedecido a uma ordem de parada. No relato do flagrante registrado pela Polícia Militar, foi descrito que o empresário teria apontado uma arma para a guarnição, que reagiu atirando em direção ao pneu do veículo. Um desses tiros, que teria sido proveniente de um fuzil, perfurou o porta-malas e atingiu Marcelo nas costas.
As investigações sobre o caso ficaram sob a responsabilidade de um trio de delegados designados pelo delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, em portaria publicada na última quinta-feira (17). A comissão é formada pelos delegados Filipe Ferreira Rodrigues Caldas, Sidney Walston Tenório de Araújo e Cayo Rodrigues Silva, que atuarão em conjunto.
Com o objetivo de ajudar nas investigações, o juiz da 5ª Vara Criminal de Arapiraca, Rômulo Vasconcelos de Albuquerque, acolheu as solicitações do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) sobre o caso, e determinou que a autoridade policial competente identifique os agentes policiais que efetuaram os disparos de arma de fogo.
Também determinou que sejam apreendidas e identificadas, imediatamente, as armas de fogo dos policiais que atuaram na ocorrência, para que sejam submetidas à perícia específica pelo Instituto de Criminalística (IC) de Alagoas, assim como as viaturas utilizadas.
Ainda segundo a decisão judicial, O IC deverá providenciar, no prazo de 20 dias, a reprodução simulada dos fatos.
Defesa de Marcelo
De acordo com o advogado Victor Oliveira, contratado pela família de Marcelo Leite, a abordagem policial apresenta inconsistências.
"Em breves levantamentos realizados até o momento, constatou-se que a arma de fogo apreendida na ocorrência não foi acondicionada de forma correta. O invólucro em que está a arma e as munições é inadequado, comprometendo a cadeia de custódia da prova e prejudicando a perícia técnica a ser realizada para auferir possíveis impressões digitais", disse ele.
Outra situação que chama a atenção da família e que é sustentada pelo advogado é o fato de que o carro do empresário foi retirado do local onde o fato ocorreu sem a autorização da família ou a presença da perícia técnica.
“Vamos aguardar a investigação para que, se for comprovada a negligência e imperícia dos policiais que participaram dessa ocorrência, que todas as medidas sejam tomadas”, finalizou o advogado.
Últimas notícias
Caso Marielle: Cármen Lúcia vota e STF tem maioria para condenar irmãos Brazão
José Dirceu resiste a nome de Renan Filho para chapa de Lula
Dois secretários de Paulo Dantas deixam o governo em abril para disputar as eleições
Carla Dantas pode disputar a Câmara Federal pelo PSD
Madrasta diz, durante julgamento, que mãos sujas de acarajé foram razão da criança ter caído da janela
Vigilância apreende 150 kg de carne imprópria para consumo em distribuidora de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
