Imunossuprimidos já podem receber 5ª dose de vacina contra a Covid-19 em Arapiraca
Confira quem tem direito à dose

Arapiraca já está aplicando a 5ª dose de vacina contra a Covid-19 para a parcela da população imunossuprimida. Os usuários devem procurar um dos três pontos de vacinação para receber mais um reforço.
Os pontos de vacinação foram descentralizados para facilitar o acesso de toda a população e agora estão disponíveis no 2º Centro de Saúde (Baixa Grande), 3º Centro de Saúde (Santa Edwiges), e 4º Centro de Saúde (Itapoã), que funcionam das 8h às 12h e das 14h às 16h30h.
São considerados imunossuprimidos:
- Pessoas vivendo com HIV/AIDS;
- Portadores de imunodeficiência primária grave e doenças autoimunes;
- Pessoas em tratamento de quimioterapia para câncer;
- Transplantados;
- Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
- Pessoas que fazem uso contínuo de imunossupressores.
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, as pessoas com baixa imunidade apresentam enfraquecimento no sistema imunológico, seja por algumas doenças, por uso de medicamentos ou pela realização de procedimentos médicos.
“Sendo assim, elas estão mais vulneráveis a infecções que podem se tornar graves. Entre elas, a Covid-19”, explicou.
A secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, explica que o sistema imunológico é responsável pela proteção do corpo, criando mecanismos de defesa para agentes estranhos, como é o caso do coronavírus e suas variantes e subvariantes.
“Recomendamos que pessoas com baixa imunidade devem manter os cuidados, como o uso de máscaras, principalmente próximo de pessoas com sintomas suspeitos, como febre, tosse e coriza. É muito importante que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 ou que estão com o esquema vacinal desatualizado, procurem um dos nossos três pontos de vacinação, no 2º, 3º e 4º Centros de Saúde”, disse a secretária.
Últimas notícias

Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras

Mulher é morta com golpes de machado após ter a casa invadida em São Luís do Quitunde

Brasil repete feito do conjunto geral e é prata na série mista do Mundial de ginástica rítmica

Secretaria da Primeira Infância realiza Maratoninha do Cria em União dos Palmares

Unidos por um coração: técnica de enfermagem vende rifa para custear cirurgia da filha
![[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês](https://img.7segundos.com.br/aDwHTpVf3bCeAF4PvwTuPc-oXl4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-24-at-160143.jpeg)
[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
