FPI recomenda adequação do sistema de esgotamento sanitário de Mata Grande
A equipe da FPI autuou e multou a prefeitura de Mata Grande por não apresentar licença

A Equipe de Recursos Hídricos - Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, da Fiscalização Integrada Preventiva (FPI) do São Francisco, orientou, na manhã da sexta-feira (25), os gestores da Prefeitura de Mata Grande a fazerem adequações no sistema de esgotamento sanitário.
Após a intervenção da FPI em 2016, a gestão municipal iniciou uma obra de esgotamento sanitário que está inacabada é que vai atender somente a 134 residências da área central; esforço que não é suficiente para cumprir com as exigências das legislações ambientais.
Com isso, na prática, um grande volume de esgoto continua sendo lançado sem tratamento adequado no riacho Bomba do Cristo, que fica localizado em uma Área de Preservação Ambiental (APP).
MULTAS
Diante da situação, a Equipe da FPI autuou e multou a prefeitura de Mata Grande por não apresentar licença de instalação da obra em curso no valor de R$ 15 mil; além do auto por lançamento de efluente não tratado diretamente no solo no valor de R$ 38 mil.
INHAPI
Durante o trabalho de fiscalização, a equipe Recursos Hídricos - Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da FPI do São Francisco, também realizaram monitoramento da qualidade da água em um dos pontos de abastecimento dos carros-pipa do município de Inhapi, verificando a ausência de documentos de transporte de alguns veículos e baixo teor de cloro.
Orientação - Na oportunidade, foram coletadas amostras da água para análise microbiológica e físico-químico feita na Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA), laboratório de apoio da FPI instalada em Delmiro Gouveia.
Diante da situação emergencial de distribuição de água para população e com o objetivo de assegurar água de qualidade para toda a população, os gestores públicos de Inhapi e de Mata Grande, foram orientados para regularizar a documentação de todos os veículos que transportam água e aumentar o monitoramento da qualidade do líquido distribuído no município por meio de coletas e envio ao laboratório competente.
Últimas notícias

Carro colide com poste ao tentar evitar acidente em avenida de Arapiraca

Mais de 1.200 estudantes participam do primeiro dia do aulão Pré-SAEB Educar é Massa

PM prende suspeito em Penedo que transportava drogas em veículo

Lula se reúne com Mauro Vieira em meio à crise com brasileiros deportados em voo dos EUA

Caminhão com móveis tomba na BR-101, em Flexeiras; carga é saqueada

Destino Alagoas: fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
