FPI fiscaliza venda de agrotóxicos sem receituários agronômicos em Delmiro Gouveia
Irregularidade foi verificada durante inspeção de notas fiscais e estoque de casa agropecuária
O decreto federal 4074/2002 estabelece que todo agrotóxico só pode ser comercializado mediante receituário agronômico. Foi por conta da ausência deste documento que um estabelecimento agropecuário de Delmiro Gouveia foi autuado durante inspeção da Equipe Produtos Perigosos e Ocupação Irregular, da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco.
Na oportunidade, foi verificado nas análises do estoque e notas ficais que o estabelecimento havia comercializado agrotóxicos agrícolas sem a prescrição do receituário agropecuário, documento que só pode ser emitido por um agrônomo ou técnico agropecuário.
“A receita agronômica é importante porque ela garante que o agrotóxico será utilizado com segurança, sob a supervisão de um profissional. Além disso, é através deste documento que os órgãos fiscalizadores monitoram a comercialização evitando que o produto seja usado de forma indiscriminada”, explica o coordenador da Equipe Produtos Perigosos e Ocupação Irregular, Josean Leite.
O uso não orientado de agrotóxicos pode levar a contaminação da água e do solo provocando efeitos drásticos na flora e na fauna, afetando a biodiversidade e os ecossistemas aquáticos e terrestres.
OUTRAS IRREGULARIDADES
Além da infração de comercializar produtos perigosos sem atender a legislação o estabelecimento comercial também foi autuado por acondicionamento e manejo irregular de resíduos. Pois, durante a fiscalização foi observado que produtos perigosos estavam misturados com outros de menor potencial ofensivo.
Na ocasião, também foi constatado a ausência de emissão de Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos, documento que assegura que o estabelecimento acondiciona, trata e descarta os resíduos sólidos conforme determina a legislação ambiental.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
