Direitos Humanos

Comissões da OAB Alagoas vão realizar Seminário Estadual de Direitos Humanos em Maceió e Arapiraca

Em alusão ao dia Internacional dos Direitos Humanos, OAB Alagoas realiza seminário com mesas de debates com especialistas em diversas áreas em Maceió e Arapiraca

Por 7 Segundos 07/12/2022 17h05 - Atualizado em 11/12/2022 12h12
Comissões da OAB Alagoas vão realizar Seminário Estadual de Direitos Humanos em Maceió e Arapiraca
Seminário Estadual de Direitos Humanos será realizado na OAB em Maceió e Arapiraca de 8 a 10 de dezembro - Foto: Patrícia Bastos / OAB Subseção Arapiraca

As Comissões de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL) de Maceió e Arapiraca vão realizar de 8 a 10 deste mês de dezembro, o Seminário Estadual de Direitos Humanos, nas duas cidades respectivamente. A inscrição custará R$ 30,00 on-line pela doity.com.br

O evento terá a participação de profissionais estaduais e nacionais das áreas de pesquisa e proteção dos Direitos Humanos do conhecimento do Direito, da Assistência Social, do Jornalismo, da Psicologia e das Ciências Sociais.

Esses profissionais irão debater temas como “Violência Policial e Segurança Pública”, “O papel da Ordem dos Advogados do Brasil na proteção dos Direitos Humanos no Brasil e em Alagoas”, “Sistema Prisional e Direitos Humanos” e “A Importância da mídia para a divulgação de violações aos Direitos Humanos”.

Mesas de debate


O seminário, em alusão à data ao dia dos Direitos Humanos no Brasil em 10 de dezembro, vai começar na próxima quinta-feira (8), no auditório da sede da OAB/AL Subseção Arapiraca, com a realização de duas mesas de debate e discussão sobre o tema.

A Mesa 1 terá como tema “Os Direitos Humanos a partir da Interdisciplinaridade” e será realizada das 16h às 18 horas. Participarão dessa discussão os profissionais Jaqueline Lima, o advogado e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Seccional, Roberto Moura, e Maria Lúcia Pereira.

Já a Mesa 2, que será realizada das 19h às 22h, falará sobre “A Importância da mídia para a divulgação de violações aos Direitos Humanos” com os profissionais os advogados Inaldo Valões e Tiago Vicente Soares, e o jornalista Fábio Lopes, do Portal 7Segundos. A mesa foi mediada pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Subseção Arapiraca, Thiago Rodrigo.

Em Maceió


O Seminário Estadual de Direitos Humanos prosseguirá em Maceió, na capital alagoana, na sexta-feira (9), na sede da OAB/AL, no bairro Jacarecica, com a abertura do evento na capital, às 13 horas, com a presença do presidente da OAB/AL, Vagner Paes; do presidente e vice da CDDH Alagoas Roberto Moura e Mayara Heloise; presidente da CAA, Leonardo de Moraes; presidente de Comissões da OAB/AL, Victor Braga e a promotora de Controle Externo da Atividade Policial, Karla Padilha.

O evento continua com a Mesa 2, das 14h30 às 16h, com o tema “O papel da Ordem dos Advogados do Brasil na proteção dos Direitos Humanos no Brasil e em Alagoas” com o advogado e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Everaldo Patriota; o desembargador do TJ/AL, Tutmés Airan e a advogada feminista Anni Fidelis. O mediador será Roberto Moura.

“Violência Policial e Segurança Pública” será o tema da Mesa 3, das 16h às 18h, a ser debatido pelo advogado e deputado estadual pelo Rio de Janeiro (RJ), Rodrigo Mondego, e pelo advogado criminalista Gabriel Bulhões (RS/RN). Mediadora Mayara Heloise.

Na sexta-feira (9), o debate da Mesa 4 será das 18h30 às 20h30 sobre “População em Situação de Rua” com a coordenadora do Centro Regional de Referência sobre Drogas de Alagoas, Jorgina Sales, e de Arthur Lira com mediação de Wilson Gallo.

No sábado (10), dia Internacional dos Direitos Humanos, a Mesa 5 começará às 8h e vai até 9h30 com o tema “Direitos Humanos nas escolas, saúde mental e luta antimanicomial” com Laura Fernandes e Ronaldo Cardoso. A mediação será de Danielly Inês.

A Mesa 6, das 10h às 13h, vai falar sobre “A produção minerária e a justiça socioambiental, troca de experiências sobre o papel da ciência e do sistema de justiça” com a participação de Camila Prates, Júlio Alt e Diego Freitas com mediação de Vivianny Galvão.

O evento se encerrará com a Mesa 7 debatendo sobre “Sistema Prisional e Direitos Humanos” com a participação de Ada Rízia, Fernando de Jesus Rodrigues, Fábio Candotti e, remotamente, Rogério Guedes. A mediação será de Marcus Vinícius. Ao final haverá coletiva à imprensa.

Serviço:
O que:
Seminário Estadual de Direitos Humanos
Onde:
Sedes da OAB/AL em Maceió e Arapiraca
Quando:
De 08 a 10 de dezembro
Valor:
R$ 30,00
Inscrição:
https://doity.com.br/seminario...