Penedo inicia processo para candidatura em projeto Cidades Criativas da Unesco
Oficina com Eduardo Barroso, consultor do Sebrae, fez parte da primeira etapa e reuniu todos os membros participantes

A candidatura de Penedo ao projeto Cidades Criativas, na categoria cinema, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está oficialmente iniciado.
Durante os dias 06 e 07 de dezembro, representantes da Prefeitura de Penedo, do terceiro setor, de instituições de ensino superior, historiadores, sociedade civil e demais áreas da economia criativa como artesanato e música, por exemplo, participaram de uma oficina ministrada por Eduardo Barroso Neto, consultor do Sebrae.
A formalização do processo está no documento Penedo – Cidade Criativa da UNESCO, carta composta por conjuntos de princípios, projetos e ações, que visa configurar um programa municipal de Economia Criativa.
Eduardo Barroso, que também é especialista em Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, explica como os grupos coordenados pela Setur Penedo vão trabalhar.
“Depois de formalizada a intenção da cidade, foram formados dois grupos de trabalho, o A, que vai cuidar das prospecções e projetos futuros, caso Penedo conquiste o título; e o B, que vai fazer o levantamento de informações para atender o dossiê com relação ao que foi feito nos últimos quatro anos na cidade, nas áreas de economia criativa e do cinema, em especial”, detalhou o consultor.
Os grupos vão trabalhar até março de 2023, inclusive de forma virtual, e terão, também, até dois encontros mensais presenciais. Além desse trabalho local, a Prefeitura de Penedo tem apoio da Prefeitura de Santos, a única do país selecionada na categoria cinema da rede Cidades Criativas da Unesco.
“Iniciamos, oficialmente, a primeira etapa da candidatura de Penedo ao selo de Cidades Criativas, na categoria cinema, da UNESCO. Estamos com um grupo amplo e multidisciplinar para construir com o máximo de qualidade possível o nosso dossiê. Com certeza, vai ser uma grande plataforma de trabalho integrado, que vai permitir com que Penedo consiga ser a capital criativa de Alagoas e, quem sabe, conquistar esse selo tão importante que eleva a cidade tombada como Patrimônio Nacional, pelo Iphan, para uma cidade de relevância mundial”, disse Jair Galvão, secretário de Turismo de Penedo.
O projeto Cidades Criativas da UNESCO contempla, atualmente, 49 cidades do mundo, sendo 12 brasileiras, grupo seleto que pode incluir Penedo a partir de 2023.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
