Penedo inicia processo para candidatura em projeto Cidades Criativas da Unesco
Oficina com Eduardo Barroso, consultor do Sebrae, fez parte da primeira etapa e reuniu todos os membros participantes
A candidatura de Penedo ao projeto Cidades Criativas, na categoria cinema, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está oficialmente iniciado.
Durante os dias 06 e 07 de dezembro, representantes da Prefeitura de Penedo, do terceiro setor, de instituições de ensino superior, historiadores, sociedade civil e demais áreas da economia criativa como artesanato e música, por exemplo, participaram de uma oficina ministrada por Eduardo Barroso Neto, consultor do Sebrae.
A formalização do processo está no documento Penedo – Cidade Criativa da UNESCO, carta composta por conjuntos de princípios, projetos e ações, que visa configurar um programa municipal de Economia Criativa.
Eduardo Barroso, que também é especialista em Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, explica como os grupos coordenados pela Setur Penedo vão trabalhar.
“Depois de formalizada a intenção da cidade, foram formados dois grupos de trabalho, o A, que vai cuidar das prospecções e projetos futuros, caso Penedo conquiste o título; e o B, que vai fazer o levantamento de informações para atender o dossiê com relação ao que foi feito nos últimos quatro anos na cidade, nas áreas de economia criativa e do cinema, em especial”, detalhou o consultor.
Os grupos vão trabalhar até março de 2023, inclusive de forma virtual, e terão, também, até dois encontros mensais presenciais. Além desse trabalho local, a Prefeitura de Penedo tem apoio da Prefeitura de Santos, a única do país selecionada na categoria cinema da rede Cidades Criativas da Unesco.
“Iniciamos, oficialmente, a primeira etapa da candidatura de Penedo ao selo de Cidades Criativas, na categoria cinema, da UNESCO. Estamos com um grupo amplo e multidisciplinar para construir com o máximo de qualidade possível o nosso dossiê. Com certeza, vai ser uma grande plataforma de trabalho integrado, que vai permitir com que Penedo consiga ser a capital criativa de Alagoas e, quem sabe, conquistar esse selo tão importante que eleva a cidade tombada como Patrimônio Nacional, pelo Iphan, para uma cidade de relevância mundial”, disse Jair Galvão, secretário de Turismo de Penedo.
O projeto Cidades Criativas da UNESCO contempla, atualmente, 49 cidades do mundo, sendo 12 brasileiras, grupo seleto que pode incluir Penedo a partir de 2023.
Últimas notícias
Ao lado de Arthur Lira, Ceci percorre o Vergel em carreata
PM usa bombas de gás lacrimogêneo para dispersar opositores de Flávio Bolsonaro perto da Avenida Paulista
Quaest: Lula e Flávio empatam em 41% no 2º turno
Mulher morta a facadas em Arapiraca é identificada
Renato Filho denuncia bets por venderem falsas promessas
“A gente vai libertar Alagoas e vai libertar o Brasil”, afirma Cabo Bebeto no 7 de setembro
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
