Penedo inicia processo para candidatura em projeto Cidades Criativas da Unesco
Oficina com Eduardo Barroso, consultor do Sebrae, fez parte da primeira etapa e reuniu todos os membros participantes

A candidatura de Penedo ao projeto Cidades Criativas, na categoria cinema, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está oficialmente iniciado.
Durante os dias 06 e 07 de dezembro, representantes da Prefeitura de Penedo, do terceiro setor, de instituições de ensino superior, historiadores, sociedade civil e demais áreas da economia criativa como artesanato e música, por exemplo, participaram de uma oficina ministrada por Eduardo Barroso Neto, consultor do Sebrae.
A formalização do processo está no documento Penedo – Cidade Criativa da UNESCO, carta composta por conjuntos de princípios, projetos e ações, que visa configurar um programa municipal de Economia Criativa.
Eduardo Barroso, que também é especialista em Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, explica como os grupos coordenados pela Setur Penedo vão trabalhar.
“Depois de formalizada a intenção da cidade, foram formados dois grupos de trabalho, o A, que vai cuidar das prospecções e projetos futuros, caso Penedo conquiste o título; e o B, que vai fazer o levantamento de informações para atender o dossiê com relação ao que foi feito nos últimos quatro anos na cidade, nas áreas de economia criativa e do cinema, em especial”, detalhou o consultor.
Os grupos vão trabalhar até março de 2023, inclusive de forma virtual, e terão, também, até dois encontros mensais presenciais. Além desse trabalho local, a Prefeitura de Penedo tem apoio da Prefeitura de Santos, a única do país selecionada na categoria cinema da rede Cidades Criativas da Unesco.
“Iniciamos, oficialmente, a primeira etapa da candidatura de Penedo ao selo de Cidades Criativas, na categoria cinema, da UNESCO. Estamos com um grupo amplo e multidisciplinar para construir com o máximo de qualidade possível o nosso dossiê. Com certeza, vai ser uma grande plataforma de trabalho integrado, que vai permitir com que Penedo consiga ser a capital criativa de Alagoas e, quem sabe, conquistar esse selo tão importante que eleva a cidade tombada como Patrimônio Nacional, pelo Iphan, para uma cidade de relevância mundial”, disse Jair Galvão, secretário de Turismo de Penedo.
O projeto Cidades Criativas da UNESCO contempla, atualmente, 49 cidades do mundo, sendo 12 brasileiras, grupo seleto que pode incluir Penedo a partir de 2023.
Últimas notícias

Homem é morto após ser engolido por píton de 8 metros na Indonésia; veja

Aluna de autoescola perde controle de veículo durante exame e carro cai em vala em Arapiraca

Pai é acusado de ameaçar filhas adolescentes de morte e apontar arma para a mais nova no interior de AL

Homem é preso suspeito de dopar, estuprar jovem de 19 anos e fotografar o crime, em Maceió

Homem com transtornos mentais é detido após tentar abusar de mulher em Delmiro Gouveia

Residência fica completamente destruída em incêndio registrado no bairro do Prado, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
