Artista arapiraquense cria obras inspiradas em Mestras da Cultura Popular Alagoana
Com entrada franca, Izabella Vitória fará exposição neste dia 22/12, na Vila Vinil, em Arapiraca
Um retrato traz uma ponte para o imaginário. Isto porque ele é sempre um pedaço da realidade. Tomamos este recorte como a parte pelo todo. Seja nas nossas relações interpessoais, seja no nosso olhar para o que coexiste em nosso redor.
Assim, a artista arapiraquense Izabella Vitória pretende emoldurar a nossa experiência visual em sua mais nova mostra de artes plásticas. Mas essa moldura pode-se abrir, sempre. Há uma captura sutil de reencantamento do mundo no que é proposto aqui.
A exposição “Retrato Reencanto” estará exclusivamente sendo montada apenas nesta quinta-feira (22), a partir das 19h, na Vila Vinil, localizada na Rua Alan Kardec, bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca. A entrada é gratuita.
Além da mostra visual, haverá pocket show com a cantora arapiraquense Maria Eduarda.

Uma das telas de Izabella Vitória. Foto: divulgação
REOLHAR
Esse reencontro com o mundo e as nossas tradições parte, também, da luz lançada de volta às mulheres que sempre estiveram aqui.
“O intuito dessa exposição é instigar uma inspiração emancipatória e de pertencimento no imaginário popular através da criação de um cenário onde mulheres e mestras da Cultura Popular Alagoana fossem ressaltadas, ilustrando suas revoluções individuais como força propulsora coletiva e tecendo, desse modo, o desejo de um mundo possível e distante das opressões sociais. Um reencantamento do mundo. Acho as histórias dessas mulheres muito importantes — coisa que eu queria ter aprendido na época em que estava ainda na escola. Hoje posso dividir o pouco que aprendi com elas, a partir desse reolhar, desse retrato”, pontua a artista plástica.
É nesta perspectiva que Izabella Vitória homenageia personalidades da nossa Cultura Alagoana, como a destaladeira de fumo e compositora Mestra Rosália; a artesã Sil da Capela; a Mestra Traíra, do Mané do Rosário; a Joana Gajuru, entre tantas outras mulheres.
A expo “Retrato Reencanto” é apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), através da Lei Aldir Blanc.

Artista arapiraquense Izabella Vitória. Foto: divulgação
SOBRE IZABELLA VITÓRIA
Artista multimídia, vive e desenvolve seu trabalho artístico em Arapiraca-AL com pesquisa focada no fazer artesanal e experimental. Trabalha com diferentes materiais e suportes (inclusive, a tatuagem), tendo a pintura como linguagem central em sua produção recente.
Teve sua primeira exposição individual "Casa de Passagem" realizada em 2019, a partir de um projeto em colaboração com o Abrigo Maria das Neves, situado em Arapiraca-AL.
Colaborou com artistas e produções entre feiras e festivais de arte e cinema, com obras visuais e audiovisuais, e assinou capas de álbuns musicais, cenários, indumentárias e produção de arte para clipe musical.

Mais uma das telas produzidas por Izabella Vitória. Foto: divulgação
Assina a direção dos curtas-metragem "O Canto", financiado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e produzido pela Céu Vermelho Fogo Filmes, e "O Funeral de Amarilis", produção independente apoiada pela Lei Aldir Blanc, em etapa de finalização.
Codirigiu o documentário "Ana Terra" (2019) e colaborou nas produções "Nós Duas" (2021), dirigida por Leandro Alves e Wellima Kelly, e "A Fresta" (2022), dirigida por Nilton Resende.
Fundou o Ateliê Agrestina em 2018 e realizou duas edições da MAMA - Mostra de Arte das Mulheres Alagoanas, em 2020 e 2022.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
