Saúde

Recorde em capacitação: Mais de 800 profissionais recebem treinamento em 2022 no HEA

Há quase duas décadas o HEA é referência para 46 municípios do interior

Por 7segundos 30/12/2022 06h06
Recorde em capacitação: Mais de 800 profissionais recebem treinamento em 2022 no HEA
Hospital de Emergência do Agreste treina mais de 800 profissionais em 2022 - Foto: Assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), comemora o índice de aproveitamento dos trabalhos realizados em 2022. Mais de 800 profissionais foram capacitados através de atividades educacionais oferecidas pelo NEP com palestras, treinamentos e cursos.

Em 2022, o NEP foi ainda mais audacioso. Realizou a primeira Semana Interprofissional do Trauma. O HEA é referência para traumas em Alagoas há 19 anos, atendendo pacientes dos 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que integram a II Macrorregião de Saúde.

Por isso, no auditório do Planetário de Arapiraca, foram realizadas exposições sobre trabalhos e atendimentos realizados no HEA, além de mesas redondas sobre humanização no atendimento, politraumas e saúde emocional para os profissionais da saúde, atendimento às vítimas de animais peçonhentos, manejo da via aérea no trauma, trauma de tórax ou trauma abdominal, manejo do paciente com trauma crânioencefálico (TCE), queimaduras, intoxicação exógena e comunicação deficiente na saúde: Como resolver?


Nos três dias de atividades, o evento reuniu profissionais e estudantes de diversos setores da área da saúde e foi considerado um sucesso por todos que participaram acompanhando a programação. Aliado a isso, as ações de educação permanente cumpriram papel fundamental treinando e capacitando os profissionais do próprio HEA e, abrindo oportunidades para pessoas de outras instituições da saúde.

“Na área da saúde precisamos estar em constante atualização. Foram treinamentos em diversos setores, com humanização e acolhimento, com Libras e comunicação inclusiva. Também acolhemos os novos profissionais que chegaram ao hospital com explicações e cursos sobre práticas e funcionamento da instituição”, explicou o fisioterapeuta e coordenador do NEP, João Paulo Albuquerque.

2023 – Para o Ano Novo, os planos da educação permanente do HEA são atrair ainda mais os servidores com os cursos que serão oferecidos através da demanda interna. “O planejamento sempre inclui ouvir as necessidades de cada setor para que possamos analisar e oferecer cursos e treinamentos dentro destas demandas, unindo os setores e proporcionando aprendizagem para todos. Todos os setores e profissionais podem acompanhar e se inscrever no material oferecido pelo NEP. É de graça e tem certificado. É importante para os serviços oferecidos aqui e para os próprios alunos pelo engrandecimento do conhecimento”, disse João Paulo.


“O NEP realiza um trabalho excepcional. Estes treinamentos elevam o conhecimento dos servidores e também a autoestima porque eles ficam cientes que há uma preocupação do hospital para o crescimento profissional deles. E este conhecimento não vai beneficiar apenas os pacientes do HEA. Este conhecimento adquirido será utilizado onde quer que o profissional esteja trabalhando. Isso é muito importante para a sociedade”, comemorou a gerente do HEA, Bárbara Albuquerque.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, possibilitar que os profissionais sejam permanentemente capacitados é uma das atribuições de todos os diretores, gerentes e supervisores das unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde. “A infraestrutura predial, equipamentos de ponta, insumos, medicamentos são importantes no contexto da assistência. Mas, não adianta termos a disposição todo o aparato, se não dispusermos de profissionais bem treinados e motivados para assegurar assistência qualificada, ágil e humanizada aos usuários”, salientou o gestor da saúde estadual, ao parabenizar a Gerência do HEA pelo investimento na formação continuadas da equipe multidisciplinar.