Religião

[Vídeo] Penedo celebra 139 anos da Festa do Bom Jesus dos Navegantes com fé, tradição, arte e shows

A festa acontece há 139 anos com devoção e fé, arte e cultura, esporte e shows que encantam Penedo durante uma semana de festividades

Por 7Segundos 06/01/2023 06h06
[Vídeo] Penedo celebra 139 anos da Festa do Bom Jesus dos Navegantes com fé, tradição, arte e shows
Festa do Bom Jesus dos Navegantes é celebrada há 139 anos em Penedo - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

O rio São Francisco que banha Penedo tem um santo protetor que é padroeiro da cidade ribeirinha: Bom Jesus dos Navegantes. A cidade Patrimônio Cultural e Histórico celebra os 139 anos dos festejos com fé, tradição, arte e shows artísticos.

As celebrações que começaram no domingo (1º) seguem até o domingo (8) com as tradicionais procissões marítima e terrestre com a imagem do santo Bom Jesus dos Navegantes.

Uma exposição de Velas, no Porto das Balsas, faz homenagem ao santo padroeiro de Penedo na pintura feita por artistas da terra. Tadeu dos Bonecos pintou três das dez velas expostas nos barquinhos à margem do rio São Francisco. Um das velas tem os bonecos gigantes pelos quais Tadeu ficou conhecido em Penedo.

"É uma homenagem dos artistas ao nosso santo padroeiro, que tanto nos protege nas águas do rio como em nossa vida aqui em terra", disse o artista plástico e carnavalesco Tadeu dos Bonecos.

A Capela de Santa Cruz, na Comunidade Santa Cruz, foi construída em 1883, no Século 19, e mantém no altar a imagem original do Bom Jesus dos Navegantes, que protege os fiéis ribeirinhos e visitantes há mais de cem anos.

Já a imagem peregrina do santo protetor percorreu diversas comunidades de Penedo e na noite de quinta-feira (5) chegou ao Palco da Fé para a celebração da Missa Campal feita pelo bispo de Penedo dom Valdemir Ferreira.

"É uma festa religiosa com alicerce na Palavra de Deus pela Verdade, pela Vida e pela Justiça de Deus sobre todos os homens", afirmou dom Valdemir Ferreira.

Festa profana e artística


A programação artística da Festa do Bom Jesus dos Navegantes acontece na área da Prainha, à margem do Velho Chico, com atrações de artistas da terra e nacionais. A Banda Fio Dental abriu a noite de shows, que foi seguida pelo pagodeiro Péricles, depois o forrozeiro Wesley Safadão e finalizou a madrugada de sexta-feira (6) com a cantora Ana Lobo.

As festividades religiosas, artísticas, culturais e esportivas seguem até o próximo final de semana, atraindo uma multidão de fiéis, visitantes de várias cidades do país que se encontram na cidade histórica de Penedo, à margem do rio São Francisco, com uma beleza natural e arquitetônica de deixar qualquer um encantado com a beleza de um lugar no Baixo São Francisco de Alagoas.

Assista, abaixo, a reportagem do 7 Segundos feita pelos repórteres Fábio Lopes e Ewerton Silva:


Vídeo

Confira as programações religiosa e cultural da festa neste link da Prefeitura de Penedo