Política

[Vídeo] Manifestantes bolsonaristas agridem jornalistas durante ação de desmonte de acampamento

Grupo atacou a equipe do jornal O Tempo com socos e chutes

Por 7Segundos 06/01/2023 16h04
[Vídeo] Manifestantes bolsonaristas agridem jornalistas durante ação de desmonte de acampamento
Manifestantes bolsonaristas agridem jornalistas durante ação de desmonte de acampamento - Foto: Reprodução

Profissionais do jornal O Tempo foram agredidos por manifestantes bolsonaristas durante a ação de desmonte de um acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Belo Horizonte, nesta sexta-feira,6.

O grupo bolsonarista, que participa das manifestações antidemocráticas em frente à Companhia de Comando da 4ª Região Militar, atacou a equipe do jornal com socos e chutes. Imagens registradas pela TV GLOBO mostram uma manifestante jogando o equipamento do cinegrafista do O Tempo no chão. A Guarda Municipal interveio para apartar a briga.

Pelas redes sociais, O Tempo repudiou as agressões e deu mais detalhes sobre o ocorrido. "Jornalistas foram acuados por um grupo na calçada e, após uma confusão, o repórter e o cinegrafista foram agredidos e tiveram os equipamentos danificados".

Através do site oficial, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) se posicionou sobre o episódio de agressão e afirmou que "enviou ofícios solicitando providências ao Ministério da Justiça e dando ciência dos casos à Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom)."

Confira a nota na íntegra:

O ano de 2023 já começou com uma onda de violência contra os profissionais da mídia, com o registro de agressões a equipes de reportagem em pelo menos seis estados: Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e, agora, o segundo caso em Minas Gerais. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) acompanha com preocupação os recentes ataques a jornalistas por parte dos grupos bolsonaristas que, mesmo depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda não se desmobilizaram totalmente no entorno de quartéis do Exército.

Os acampamentos bolsonaristas viraram zona de risco para profissionais da imprensa desde o resultado do segundo turno das eleições, quando levantamento conjunto da FENAJ e da Abraji apontaram 70 episódios de agressão contra a categoria no país.Diante do nível de hostilidade dos manifestantes, solicitamos às empresas jornalísticas que pautem a cobertura desses acampamentos somente com a garantia de segurança para seus profissionais.Também orientamos os profissionais agredidos a registrarem boletim de ocorrência. Pedimos, ainda, que as autoridades de segurança pública estaduais reforcem a vigilância em atos antidemocráticos.

A FENAJ já enviou ofícios solicitando providências ao Ministério da Justiça e dando ciência dos casos à Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom). Solicitaremos providências aos governos estaduais e ao Ministério Público Federal.