Baixo São Francisco

Comidas que unem bom sabor e apreciação das belezas de Penedo

Em Penedo, a boa comida quase sempre vem acompanhada de belas paisagens do Velho Chico

Por 7Segundos 09/01/2023 10h10
Comidas que unem bom sabor e apreciação das belezas de Penedo
Gastronomia de Penedo encanta turistas pelo sabor e visual dos pratos - Foto: Patrícia Machado / Secom PMP

A gastronomia de um lugar é, sem dúvidas, parte essencial da cultura, memória e das tradições de um povo. E quando a comida tem relação direta com o ambiente, o sabor torna-se ainda mais especial.

Em Penedo, a boa comida quase sempre vem acompanhada de belos recortes do Velho Chico. Apresentamos cinco opções de comidinhas imperdíveis para quem passa pela cidade. Do sanduiche ao peixe, cada um na sua proposta, todos tem em comum a característica de ser saboroso e marcante.

1 – Tilápia ao molho de camarão do Forte Maurício de Nassau

O peixe está presente na maioria dos cardápios dos restaurantes. Aqui ele é empanado e acompanhado de um molho fino de sabor suave, a base de camarões. Acompanhado de arroz e pirão, o prato é generoso e saboroso, valendo a pena sua degustação.

O forte é uma atração à parte e oferece uma visão privilegiada do rio São Francisco. A estrutura é de 1630 e está localizado na Praça Barão de Penedo, que congrega vários equipamentos importantes, como a sede da prefeitura.

O restaurante funciona todos os dias, das 10 às 19 horas.

2 – Cuscuz de arroz com carne do sol desfiada do Carroça

A massa do cuscuz de arroz é receita de família e seu preparo é todo artesanal, o que confere um sabor totalmente diferente dos produtos industrializados.

Fofinho e desmanchando na boca, o cuscuz molhadinho no leite de coco vem acompanhado de queijo coalho e carne do sol de primeira, desfiada e refogada na manteiga de garrafa do sertão.

O restaurante está dentro da Vila Dão Pêdu, compartilhando o espaço com bar, pizzaria, sandubaria e outros estabelecimentos. Do prédio histórico restou a fachada e as paredes de pedra no espaço que congrega gastronomia, cultura e arte na orla da cidade.

A Vila Dão Pêdu funciona de terça a domingo, das 17 às 23 horas.

3 – Cachorro-quente da JV Lanches

Situada bem em frente a entrada do porto das balsas de Penedo, a kombi branca de dona Valderez Gomes oferece um cachorro-quente novinho, com pão fofinho e uma carne moída bem temperada e molhadinha.

O sanduiche é tradicional, com salsicha, saladinha de tomate e batata palha e pode ser acompanhado com sucos da fruta. Aqui também o cenário do rio ajuda a aguçar o paladar, especialmente no pôr do sol.

A JV lanches funciona de quinta a domingo, de 16h até meia noite.

4 – Filé de peixe ou jacaré do Restaurante Forte da Rocheira

As duas especialidades da casa fazem justiça no sabor e preferência do público. Seja a tilápia empanada com o molho de vinho branco, acompanhado de arroz, purê de macaxeira, feijão caseiro e farofa, ou a moqueca de jacaré, qualquer um dos pratos são saborosos e generosos.

O local também oferece uma vista privilegiada do Velho Chico. A estrutura do restaurante está situada na parte baixa do rochedo onde Maurício de Nassau construiu um forte para monitorar o movimento do rio, edificação destruída após a expulsão dos holandeses em 1645.

O restaurante Rocheira funciona todos os dias, das 11 às 16 horas.

5 – Pilombeta do Restaurante Oratório

O peixinho pequeno empanado e bem frito tem a carne branca e sabor suave, caindo bem como petisco, preferencialmente temperado com limão ou molho de pimenta.

A pilombeta pode ser apreciada em vários restaurantes, mas lá no Oratório é possível congregar o prato com o cenário paradisíaco do Rio São Francisco.

O local funciona 24 horas, de domingo a domingo e fica ao lado do porto das balsas de Penedo.

Maiores informações desses e de outros locais de Penedo, você encontra na página Destino Penedo, clique e saiba mais.