Brasil

PF prendeu ao menos 4 pastores por participar do terrorismo em Brasília

Os dados são de uma agência de checagem Lupa com a Lagom Data

Por Carta Ca 17/01/2023 08h08
PF prendeu ao menos 4 pastores por participar do terrorismo em Brasília
PF prendeu ao menos 4 pastores por participar do terrorismo em Brasília - Foto: Carta Capital

A Polícia Federal prendeu ao menos quatro pastores de igrejas que participaram ativamente dos atos terroristas em Brasília no domingo 8. Os dados são de uma agência de checagem Lupa com a Lagom Data. 

Entre os já encaminhados ao sistema penitenciário do DF está Francismar Aparecido da Silva, que se apresenta como “pastor presidente” da igreja Ministério Evangelístico Apascentar, que tem sede em Itajubá (MG). Em suas redes sociais, chegou a divulgar uma live feita por Jair Bolsonaro, acompanhada da legenda: ” A mensagem foi dada quem quer a paz se prepare para a guerra! Selva montanha”.

Também foi detido João Marciano de Oliveira, dono da igreja Jesus Cristo é a Razão do Meu Viver, em Ribeirão das Neves (MG). Em suas redes são comuns publicações de apoio a Jair Bolsonaro (PL) e dizeres como ‘limpeza no STF’.

Ainda integram a lista o pastor Donizete Paulino da Paz, dono da Igreja Assembleia de Deus – Ministério O Deus das Nações, com sede em Luziânia (GO) e o presidente da Igreja Evangélica Amor de Deus João 3:16, de Itaverava (MG), Jorge Luiz dos Santos.

Para chegar ao levantamento, a agência cruzou dados da lista oficial dos 1.398 detidos e a CNAE  que reúne a Classificação Nacional de Atividades Econômicas de todas as organizações do país.

Ainda de acordo com a agência, outros 13 líderes religiosos aparecem em uma base de dados colaborativa chamada Lupa nos Golpistas incitando ou aderindo às invasões ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.