Defesa Civil de Penedo orienta população e monitora aumento do nível do Rio São Francisco
Técnicos da prefeitura orientam moradores sobre o aumento do nível do rio para evitar perdas materiais e preservar vidas

Mais água liberada dos reservatórios das usinas hidrelétricas construídas no Rio São Francisco gera a elevação do nível do leito, inundando áreas próximas das margens.
Para evitar perdas materiais e a preservação de vidas, a Prefeitura de Penedo orienta moradores das localidades impactadas pela situação classificada como enchente programada.
O trabalho realizado por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) percorre povoados, começando na região do Catrapó e Marizeiro, visitada na terça-feira, 17. As próximas são Ponta Mofina e Ilha das Canas, ação programada para quinta, 19.

De acordo com Marcondes Marinho, integrante da Defesa Civil de Penedo, os produtores de arroz estão preocupados com a possibilidade de perda da safra, se houver inundação dos locais de plantio, sem risco para as moradias dos dois povoados.
O monitoramento do nível do rio em Penedo aponta para aumento de cerca de 1,90m e que a oscilação da maré, a partir da foz, não tem mais influência na cidade, outra consequência da maior liberação de água na região do Baixo São Francisco, atulamente em 4 mil m³/seg.
Já na área urbana de Penedo, apenas o local conhecido como Prainha está alagado. De forma preventiva, comerciantes do espaço público bastante frequentado por banhistas já retiraram os eletrodomésticos e móveis dos pontos de venda de bebidas e comida.

“Estamos monitorando esses locais que historicamente são afetados por enchente e o panorama em Penedo é de situação sob controle. A nossa preocupação agora é com banhistas porque a correnteza está muito forte, o que aumenta o risco de afogamentos, fora o aumento da presença de espécies de cobras próximas das margens”, afirma o Coordenador da COMDEC Penedo, Geraldo Sabino.
Últimas notícias

Secretário de Segurança afasta policiais envolvidos na morte do adolescente Gabriel Lincoln, em Palmeira

Cria realiza mais de 400 atendimentos no Mutirão Pop Rua da Justiça Federal

Associação avalia suspender pagamento por PIX no transporte alternativo no Extremo Norte de AL

Irmãos são detidos por assassinar homem a golpes de foice em Campo Alegre

DMTT mantém instalação de guarda-corpo em vias de Maceió
![[Vídeo] Família de vítima de estupro em Coité do Nóia cobra mais empenho das autoridades na captura do suspeito](https://img.7segundos.com.br/UN1hLv_8HNyfIgd7Fg27ahZi9ME=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/maria-danirela.png)
[Vídeo] Família de vítima de estupro em Coité do Nóia cobra mais empenho das autoridades na captura do suspeito
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
