Defesa Civil de Penedo orienta população e monitora aumento do nível do Rio São Francisco
Técnicos da prefeitura orientam moradores sobre o aumento do nível do rio para evitar perdas materiais e preservar vidas
Mais água liberada dos reservatórios das usinas hidrelétricas construídas no Rio São Francisco gera a elevação do nível do leito, inundando áreas próximas das margens.
Para evitar perdas materiais e a preservação de vidas, a Prefeitura de Penedo orienta moradores das localidades impactadas pela situação classificada como enchente programada.
O trabalho realizado por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) percorre povoados, começando na região do Catrapó e Marizeiro, visitada na terça-feira, 17. As próximas são Ponta Mofina e Ilha das Canas, ação programada para quinta, 19.

De acordo com Marcondes Marinho, integrante da Defesa Civil de Penedo, os produtores de arroz estão preocupados com a possibilidade de perda da safra, se houver inundação dos locais de plantio, sem risco para as moradias dos dois povoados.
O monitoramento do nível do rio em Penedo aponta para aumento de cerca de 1,90m e que a oscilação da maré, a partir da foz, não tem mais influência na cidade, outra consequência da maior liberação de água na região do Baixo São Francisco, atulamente em 4 mil m³/seg.
Já na área urbana de Penedo, apenas o local conhecido como Prainha está alagado. De forma preventiva, comerciantes do espaço público bastante frequentado por banhistas já retiraram os eletrodomésticos e móveis dos pontos de venda de bebidas e comida.

“Estamos monitorando esses locais que historicamente são afetados por enchente e o panorama em Penedo é de situação sob controle. A nossa preocupação agora é com banhistas porque a correnteza está muito forte, o que aumenta o risco de afogamentos, fora o aumento da presença de espécies de cobras próximas das margens”, afirma o Coordenador da COMDEC Penedo, Geraldo Sabino.
Últimas notícias
Anvisa suspende canetas emagrecedoras do Paraguai e medida afeta pacientes em tratamento
BPTran recolhe mais de 30 veículos durante ação de fiscalização no bairro de Bebedouro
Polícia Civil prende suspeitos de participar do assassinato de ex-vereador por Belém
Cibele Moura defende retorno do vestibular próprio da Uncisal após suspeita de vazamentos no Enem
É oficial: Maré de Rica libera Black com coleção nova e preços de R$ 8 a R$ 98; ação terá brindes em todas as compras
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
