Interior

Ao lado de Rodrigo Cunha, vereadora entrega maquinários na Vila Aparecida e Carrasco

Implementos agricolas foram solicitados através do gabinete da Dra. Fany

Por 7segundos com assessoria 20/01/2023 10h10 - Atualizado em 20/01/2023 11h11
Ao lado de Rodrigo Cunha, vereadora entrega maquinários na Vila Aparecida e Carrasco
Dra. Fany ao lado do senador e das famílias de agricultores da Vila Aparecida - Foto: Assessoria

Os agricultores da Vila Aparecida e da comunidade quilombola Carrasco, ambas localizadas na zona rural de Arapiraca, receberam equipamentos agrícolas que são essenciais para dinamizar o trabalho nas lavouras. Os equipamentos foram solicitados ao senador Rodrigo Cunha, por meio da iniciativa da vereadora Dra.Fany.

"Desde o início do meu mandato eu visitei algumas comunidades rurais e busquei parcerias para atender as principais necessidades das famílias de pequenos trabalhadores", afirmou a vereadora.

Dra.Fany ressaltou o comprometimento do senador Rodrigo Cunha em trabalhar beneficiando  os  municípios alagoanos. Rodrigo atendeu o pedido da vereadora enviando emendas para a aquisição dos maquinários agrícolas.



A presidente da Associação Desenvolvimento da Comunidade Remanescente de Quilombo Carrasco, Genilda Queiroz, afirmou que no Carrasco moram 310 famílias que vivem basicamente da agricultura de subsistência. A chegada desses equipamentos na comunidade  é essencial pois  reduz o esforço físico para os agricultores, que na sua grande maioria tem problemas na coluna. O transporte dos grãos produzidos no campo também será facilitado com a transportadeira. 

" Esses equipamentos chegaram num época perfeita, porque em março começa a época do plantio. E eles serão utilizados pelos agricultores do Carrasco e também das comunidades circunvizinhas. Agradeço ao senador e aa vereadora por terem a sensibilidade de ajudar nossa comunidade quilombola. 

O presidente da Associação da Vila Aparecida, Thiago Aguiar de Souza, o "Thiago da Brita", afirmou que além de gerar mais receita na comunidade, com o aumento da produção, os implementos agrícolas permitem maior rentabilidade com o barateamento dos custos para os agricultores familiares. 


"Dra. Fany é nossa parceira já trouxe um poço artesiano para a comunidade e agora, através do seu gabinete do senador Rodrigo Cunha, viabilizou os equipamentos", agradeceu. 

A vereadora afirmou que já solicitou mais implementos agrícolas para outras comunidades rurais e que neste ano vai buscar mais parceiras para ampliar o número de localidades beneficiadas . 

" Trabalhamos ouvindo a comunidade e buscando as articulações necessárias para oferecer melhores condições de saúde, infraestrutura e potencial econômico para o desenvolvimento local", finalizou a vereadora.

Poços Artesianos 

A Vila Aparecida e a Comunidade Carrasco já tinham sido beneficiadas anteriormente com a instalação de dois poços artesianos que foram adquiridos pela vereadora Dra.Fany por meio de uma articulação com a 5ª  Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas. 

"Eu fui pessoalmente falar com o superintendente Joãozinho Pereira e relatei que a comunidade da Vila Aparecida estava há mais de três meses sem o líquido na torneira. E na parte da serra do Carrasco , a situação ainda era pior: as famílias que moram lá nunca tiveram água potável na torneira. Enviei os documentos através do meu gabinete e no ano passado conseguimos a instalação dos dois poços artesianos", relatou a vereadora. 

Além dessas duas comunidades, a vereadora Dra. Fany também conseguiu, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, a instalação de um poço artesiano para a comunidade rural Cangandu.