Doença que deixa olho esverdeado e 'dói como parto' alerta australianos
Uma doença rara apelidada de "olho de Natal" está em alta em uma região rural do sudeste da Austrália, deixando os médicos em alerta, após mais de 30 casos. Causada por secreções tóxicas de uma espécie minúscula de besouro, a infecção provoca uma secreção de cores fortes nos olhos e dores extremas, comparadas à de um parto, de acordo com especialistas.
A doença tem sido observada em locais de trabalho agrícola e é causada por uma espécie de besouro chamada orthoporus, que mede apenas meio milímetro e dificilmente é achado quando visto a olho nu.
Ao ser esmagado, o inseto libera pederina, uma toxina que, quando entra em contato com o olho, faz com que a superfície ocular "se encha de bolhas e caia", segundo o optometrista Rob Holloway.
São as secreções que causam a impressão que o olho "muda de cor", como no caso de uma garota que ficou com o órgão esverdeado.
Desde o final de dezembro, cerca de 30 casos foram registrados na região de Albury-Wodonga. De acordo com Holloway, a doença costuma aparecer mais durante o verão australiano — daí a ligação com o Natal em seu apelido.
Holloway explica que, na maior parte das vezes, é fácil dar o diagnóstico, devido aos relatos de dor extrema e visão turva. "Ouvimos pessoas comparando a dor com a de um parto", relata.
Embora cause dor, a condição costuma ser tratada facilmente e sem deixar sequelas, com o uso de colírios anti-inflamatórios e antibióticos.
"Hoje em dia, usamos uma lente de contato de bandagem sobre a área afetada, que impede que o ar chegue ao tecido danificado", disse Holloway.
Com pouco conhecimento sobre o inseto, a única maneira de se proteger contra a infecção é usando óculos de proteção quando estiver ao ar livre, nas áreas em que o animal é detectado.
Últimas notícias
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
CPMI do INSS retoma trabalhos e relator Alfredo Gaspar promete apertar o cerco contra envolvidos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
