Doença que deixa olho esverdeado e 'dói como parto' alerta australianos
Uma doença rara apelidada de "olho de Natal" está em alta em uma região rural do sudeste da Austrália, deixando os médicos em alerta, após mais de 30 casos. Causada por secreções tóxicas de uma espécie minúscula de besouro, a infecção provoca uma secreção de cores fortes nos olhos e dores extremas, comparadas à de um parto, de acordo com especialistas.
A doença tem sido observada em locais de trabalho agrícola e é causada por uma espécie de besouro chamada orthoporus, que mede apenas meio milímetro e dificilmente é achado quando visto a olho nu.
Ao ser esmagado, o inseto libera pederina, uma toxina que, quando entra em contato com o olho, faz com que a superfície ocular "se encha de bolhas e caia", segundo o optometrista Rob Holloway.
São as secreções que causam a impressão que o olho "muda de cor", como no caso de uma garota que ficou com o órgão esverdeado.
Desde o final de dezembro, cerca de 30 casos foram registrados na região de Albury-Wodonga. De acordo com Holloway, a doença costuma aparecer mais durante o verão australiano — daí a ligação com o Natal em seu apelido.
Holloway explica que, na maior parte das vezes, é fácil dar o diagnóstico, devido aos relatos de dor extrema e visão turva. "Ouvimos pessoas comparando a dor com a de um parto", relata.
Embora cause dor, a condição costuma ser tratada facilmente e sem deixar sequelas, com o uso de colírios anti-inflamatórios e antibióticos.
"Hoje em dia, usamos uma lente de contato de bandagem sobre a área afetada, que impede que o ar chegue ao tecido danificado", disse Holloway.
Com pouco conhecimento sobre o inseto, a única maneira de se proteger contra a infecção é usando óculos de proteção quando estiver ao ar livre, nas áreas em que o animal é detectado.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
