Cultura

Maioria dos alagoanos vai ficar em casa neste Carnaval

Apenas 4% dos internautas pretende sair do estado para curtir o período momesco

Por 7Segundos 11/02/2023 08h08 - Atualizado em 12/02/2023 22h10
Maioria dos alagoanos vai ficar em casa neste Carnaval
Maioria dos alagoanos vai ficar em casa neste Carnaval - Foto: Reprodução

Carnaval é sinônimo de folia, irreverência e alegria, mas para a maioria dos alagoanos, este ano o feriadão servirá para descansar em casa. Pelo menos para a parcela dos internautas do 7Segundos, que participou de uma enquete no perfil oficial do portal de notícias no Instagram.

Participaram da pesquisa 335 alagoanos, que responderam a seguinte pergunta: "Qual seu destino neste Carnaval?".

64% dos internautas que participaram da enquete responderam que, este ano, vão descansar em casa durante o feriadão, que começa no próximo sábado (18) e segue até a Quarta Feira de Cinzas (22).

21% dos participantes vão passar o Carnaval na folia das praias alagoanas. Os principais destinos turísticos são Coruripe e Barra de São Miguel, no Litoral Sul, e Paripueira e São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte.

Também tem a parcela que vai participar nas cidades que margeiam o Rio São Francisco, como Traipu e Penedo, ambas em Alagoas. Outro destino ribeirinho bastante procurado é a cidade de Neópolis, que fica no lado sergipano do Rio São Francisco.

Em último lugar na enquete estão aqueles que pretendem sair de Alagoas para aproveitar o Carnaval. Neste caso, os destinos mais procurados são Recife e Olinda, em Pernambuco, e Salvador, na Bahia.

Independente do seu destino durante o feriadão, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Confira algumas dicas:

Mantenha a hidratação - Beber água é essencial para uma folia saudável! Afinal, as festas costumam ser durante o dia e ao ar livre, e a combinação de exposição solar, calor e bebidas alcoólicas facilita a desidratação, o que pode causar muito mais do que um desconforto.

Proteja sua pele - Os bloquinhos costumam passear pelas ruas das cidades durante o dia, então é extremamente importante proteger sua pele contra a radiação solar! Além de evitar queimaduras, a exposição excessiva pode agravar problemas cutâneos e até aumentar as chances de contrair câncer de pele.

Evite exageros - Os números de mortes e acidentes no trânsito durante o feriado prolongado continua alto. Por isso, coloque a mão na consciência neste Carnaval e não exagere na bebida, além de não dirigir, se beber. Dessa forma, você evita desde uma ressaca, até acidentes graves, que podem colocar sua vida e de outros em risco.

Proteção em primeiro lugar - O uso de camisinha e outras formas de proteção é indispensável para ter relações sexuais seguras, independentemente de idade, gênero ou orientação sexual. Mesmo se não tiver planos de ter relações, não custa nada se prevenir e carregar uma camisinha para a folia. Só não vale deixá-la esquecida na carteira, pois ela pode perder a efetividade devido a fricção do látex com a embalagem, principalmente quando se guarda a carteira no bolso de trás.

Marque pontos de encontro - Criar planos fáceis para se encontrar e comunicar durante os blocos é muito importante para sua saúde. Dessa forma, caso alguém passe mal e precise de ajuda, fica mais fácil localizá-lo. Uma boa ideia é criar um ponto e horários de encontro, além de evitar sair para comprar algo ou ir ao banheiro sozinho. Dessa forma, evitam-se preocupações e diminuem as chances de problemas maiores acontecerem.

Não esqueça a alimentação - Festas de Carnaval podem seguir por longas horas, e o consumo de álcool pode dar a falsa sensação de saciedade. É imprescindível se alimentar bem para evitar passar mal por conta de bebidas, tonturas ou fraqueza. Para maior praticidade, é recomendado levar frutas de fácil consumo, como bananas ou itens como nozes e castanhas. Evite comer em locais desconhecidos, visto que a intoxicação alimentar pode acabar com a folia.

Cuidado com energéticos - Essas bebidas podem dar uma força para continuar curtindo a festa, mas é preciso cuidado. O uso exagerado pode causar irritações no estômago, palpitações e insônia, que vão impedir o descanso necessário para aproveitar o próximo dia. Além disso, nunca misture energéticos com álcool. Por mais que seja uma mistura comum, o uso combinado das substâncias traz um risco sério de insônia, exagero no álcool, arritmia e pode até causar convulsões.

Conheça seus limites - Quem nunca esteve se divertindo tanto que não queria ir embora? Por mais que a vontade seja ficar, é preciso conhecer os limites do corpo e descansar na hora que é necessário. Ficar na festa até a exaustão não será tão divertido, não é mesmo? Por isso, descanse, tenha uma ótima noite de sono e prepare-se para o próximo dia! Dessa forma, conseguirá aproveitar ao máximo todo o período de Carnaval, evitando também dores e desconfortos ocasionados pelo desrespeito aos limites.