Procurador-geral de Justiça de Alagoas inspeciona atendimento a pacientes de hospitais de Arapiraca
Os hospitais CHAMA e Regional receberam parcelas atrasadas de recursos transferidos pelo governo do Estado e o atendimento aos pacientes foi restabelecido no Agreste de Alagoas
Em comitiva com promotores de Justiça do Ministério Público de Alagoas, o procurador-geral de Justiça do Estado em exercício, Lean Araújo, esteve em Arapiraca nesta quarta-feira (15), para visitar e acompanhar o atendimento a pacientes dos hospitais Chama e Regional de Arapiraca, após o governo do Estado ter repassado recursos para normalizar o atendimento aos pacientes.
Acompanhado por promotores e a secretária municipal de Saúde de Arapiraca, Luciana Fonseca, o procurador-geral visitou as instalações e inspecionou o atendimento a pacientes do setor de Oncologia do Complexo Hospitalar Manoel André, o Hospital Chama, no bairro Arnon de Melo.
A visita aconteceu com a presença do promotor de Justiça, Rogério Paranhos, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, e autor da ação civil pública que garantiu o repasse da verba para os pagamentos atrasados aos hospitais do Agreste de Alagoas. O tratamento dos pacientes é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os recursos são repassados pelo Estado.

Os promotores foram recebidos pela administradora geral do CHAMA, Sônia Magalhães, e pela equipe médica que atende aos pacientes do setor de Oncologia do hospital, que estava suspenso há uma semana, mas que foi constatado o retorno total do atendimento em Arapiraca.
O procurador-geral de Justiça em exercício destacou o trabalho em conjunto dos promotores pelo Ministério Público de Alagoas e ressaltou que a saúde pública é um direito do cidadão brasileiro, garantido por lei e assegurado pela Constituição Federal.
"Constatamos a normalidade no atendimento ao pacientes do hospital e esperamos que esta situação seja resolvida em definitivo e que não volte a ter outra intercorrência que possa parar o atendimento hospitalar dos pacientes em tratamento de câncer ou outras circunstâncias", disse o procurador-geral Lean Araújo.
O promotor de Justiça Rogério Paranhos conversou com pacientes e disse a eles que a visita é em uma circunstância especial em cumprimento ao papel dos promotores e para garantir que a saúde seja oferecida à população conforme determina a lei.

"Estamos aqui para nos certificarmos da volta do atendimento aos pacientes, principalmente aos que estão em tratamento de câncer neste hospital e garantir que todos tenham acesso à saúde pública de qualidade e que possamos cumprir o nosso papel social enquanto promotor de Justiça e garantir o bem-estar dos pacientes", frisou Rogério Paranhos.
A administradora geral do CHAMA, Sônia Magalhães, agradeceu a visita da comitiva do Ministério Público e agradeceu o esforço do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, e do governador Paulo Dantas, pelo empenho em ter cumprido a determinação da Justiça de Alagoas.
"Estamos muito satisfeitos com esta visita e principalmente com o retorno do atendimento aos pacientes com câncer que fazem o tratamento de quimioterapia e radioterapia aqui no hospital", disse ela.
A paciente Iranilda Maria da Silva, de 48 anos, descobriu o câncer de ovário em 2019 e desde então faz tratamento no hospital. Ela falou com a equipe dos promotores e agradeceu o empenho de todos eles pelo retorno do tratamento.
"Um dia que ficamos sem esse tratamento já sentimos as consequências em nossas vidas e eu agradeço de todo o meu coração e ao nosso bom Deus que colocou os senhores em nossos caminhos para que resolvessem logo essa situação, que agora voltamos a ser atendidos e estamos dando continuidade ao tratamento", relatou a paciente.

Estiveram presentes à visita, o subprocurador-geral Recursal, Valter Acioly, a coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde Pública do MPAL, Micheline Tenório, o promotor da 11ª Promotoria de Justiça de Arapiraca (Saúde), Cláudio Teles, a secretária de Saúde de Arapiraca, Luciana Fonseca e assessores do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL).
Após a visita ao CHAMA, a comitiva foi para o Hospital Regional de Arapiraca para também inspecionar a volta do atendimento aos pacientes que são assistimos naquela unidade hospitalar.
Últimas notícias
Prefeitura promove Tardezinha 60+ na Capelinha de Jaraguá
PM cumpre medida protetiva contra suspeito de crime sexual em Feira Grande
Emprega Mais Alagoas oferece 180 vagas gratuitas em cursos de qualificação
Brasil registra 58 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Homem acusado de matar mulher a golpes de faca em Palmeira em 2005 é preso em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
