Ciclovia do Trabalhador conta a história do desenvolvimento de Arapiraca
Apesar de estar inativa há mais de 20 anos, obra resgata história da linha férrea
A implantação da linha férrea, no ano de 1949, teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Arapiraca.
Por meio dela, o transporte de cargas levava o seu principal produto - o fumo- para a Bahia e, depois, ao Sul e Sudeste do Brasil.
Com a desativação da linha, desde 1980 para trens de passageiros, e, 1999 para transporte de cargas, o que restou foram os trilhos sucateados e uma estação subutilizada, servindo até como depósito de lixo.
Mas o maior projeto de mobilidade urbana de Alagoas está transformando a linha férrea de Arapiraca na Ciclovia do Trabalhador.
A primeira etapa da obra foi entregue na quinta-feira passada (16), com 400 metros de ciclovia, paisagismo, bicicletário e postes com iluminação em LED.
Além disso, a história da implantação da rede ferroviária de Arapiraca é contada em placas de metal fixadas no piso da ciclovia.
A pedido do prefeito Luciano Barbosa, no primeiro trecho inaugurado, foram colocadas quatro placas contando a história da rede ferroviária para o desenvolvimento da Capital do Agreste.
De acordo com a arquiteta Thaysa Gabriela, mais duas placas serão implantadas até o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, totalizando seis unidades.
As obras continuam em andamento, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
"Pretendemos colocar 20 placas até a estação ferroviária no bairro Cacimbas ", acrescenta a engenheira.
Depois de 100% concluída, a Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca terá 8 km de extensão, interligando os bairros Santa Edwiges, Capiatã, Baixa Grande, Eldorado, Primavera, Cacimbas, João Paulo II até a Rodovia AL-110, nas imediações do Conjunto Residencial Brisa do Lago.

Últimas notícias
Cabo Bebeto aponta falta de repasses do Estado a projeto da UFAL que acolhe animais vítimas de maus-tratos
Justiça de SP decreta interdição de FHC e nomeia filho como curador provisório
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
