Ciclovia do Trabalhador conta a história do desenvolvimento de Arapiraca
Apesar de estar inativa há mais de 20 anos, obra resgata história da linha férrea
A implantação da linha férrea, no ano de 1949, teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Arapiraca.
Por meio dela, o transporte de cargas levava o seu principal produto - o fumo- para a Bahia e, depois, ao Sul e Sudeste do Brasil.
Com a desativação da linha, desde 1980 para trens de passageiros, e, 1999 para transporte de cargas, o que restou foram os trilhos sucateados e uma estação subutilizada, servindo até como depósito de lixo.
Mas o maior projeto de mobilidade urbana de Alagoas está transformando a linha férrea de Arapiraca na Ciclovia do Trabalhador.
A primeira etapa da obra foi entregue na quinta-feira passada (16), com 400 metros de ciclovia, paisagismo, bicicletário e postes com iluminação em LED.
Além disso, a história da implantação da rede ferroviária de Arapiraca é contada em placas de metal fixadas no piso da ciclovia.
A pedido do prefeito Luciano Barbosa, no primeiro trecho inaugurado, foram colocadas quatro placas contando a história da rede ferroviária para o desenvolvimento da Capital do Agreste.
De acordo com a arquiteta Thaysa Gabriela, mais duas placas serão implantadas até o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, totalizando seis unidades.
As obras continuam em andamento, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
"Pretendemos colocar 20 placas até a estação ferroviária no bairro Cacimbas ", acrescenta a engenheira.
Depois de 100% concluída, a Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca terá 8 km de extensão, interligando os bairros Santa Edwiges, Capiatã, Baixa Grande, Eldorado, Primavera, Cacimbas, João Paulo II até a Rodovia AL-110, nas imediações do Conjunto Residencial Brisa do Lago.

Últimas notícias
MPAL cobra rigor na fiscalização de patinetes e veículos em ciclovias
Cibele Moura recebe Medalha do Mérito Institucional Zumbi dos Palmares da PM
Ricardo Nezinho intensifica visitas às comunidades de Alagoas
Projeto Sons do Nosso Lar abre temporada de apresentações de música clássica
Homem é assassinado a facadas no distrito de Ouricuri, em Atalaia
Lei autoriza contratação temporária na área administrativa da PMAL e do CBMAL
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
