Expresso Saúde completa primeiro mês de assistência na zona rural de Penedo
O programa lançado pelo Prefeito Ronaldo Lopes este ano amplia a assistência da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) para o homem e a mulher do campo
Consulta médica, atendimento com enfermeira, exames clínico e laboratorial, vacinas e entrega de medicamentos. Serviços que a população de Penedo dispõe na rede básica de atenção, na cidade e comunidades rurais de grande porte, estão chegando nos povoados menores graças ao Expresso Saúde.
O programa lançado pelo Prefeito Ronaldo Lopes este ano amplia a assistência da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) para o homem e a mulher do campo, inclusão iniciada com o Saúde Por Todo Canto, criado em 2021 pelo ex-gestor da SEMS, Guilherme Lopes, atual Secretário Executivo da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas.
O Expresso Saúde completou seu primeiro mês de atividades nesta terça-feira, 28, atendendo moradores da Carapina, entre eles o agricultor Leonardo Venâncio. Depois da consulta médica, ele voltou pra casa com medicamentos para controle do diabetes, da hipertensão e outros tratamentos que precisa.

“Pra mim e para os moradores da Carapina foi ótimo ter esse ônibus aqui porque não precisamos ir até o Tabuleiro dos Negros para ter atendimento”, explica o trabalhador rural, citando a comunidade quilombola que é a referência para seu povoado, como unidade de saúde.
A rotina de trabalho da Secretaria de Saúde de Penedo disponibiliza, todas as quartas-feiras, transporte para as famílias da Carapina até o posto de saúde do Tabuleiro dos Negros, ida e volta.
Com o Expresso Saúde, o governo Ronaldo Lopes leva os serviços para dentro das localidades mais distantes e com menor população, trabalho que comprova a atenção do gestor penedense às famílias do meio rural.
Aproveitando a unidade móvel perto de sua casa, Maria Eduarda Teixeira fez mais uma consulta pré-natal. “Estou esperando minha primeira filha, a Melissa, e hoje tive o acompanhamento na comunidade onde moro, eu achei que foi uma boa pra gente”, disse a jovem que completou hoje 33 semanas e dois dias de gestação.

Em breve, Maria Eduarda estará com a caderneta de vacina da filha em mãos, igual às mães que levaram suas crianças até o Expresso Saúde para atualizar a vacinação.
Adultos também foram atendidos com a ação preventiva, imunizados contra Covid-19 na comunidade que a Prefeitura de Penedo prepara mais um investimento.
Enquanto a equipe da SEMS atendia a população, técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) faziam o trabalho inicial para a construção de uma praça e a pavimentação da rua principal da Carapina.
E além de tudo isso, a equipe do programa Melhor em Casa também esteve nesta terça-feira para atender uma paciente assistida por mais essa iniciativa da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo.

Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
