Infraestrutura

[Vídeo] Falta de água atinge diversos bairros de Arapiraca e Procon pedirá explicação à Casal

Moradores estão sem água para cozinhar e tomar banho e a situação se agrava a cada dia em Arapiraca

Por 7Segundos 07/03/2023 10h10 - Atualizado em 07/03/2023 10h10
[Vídeo] Falta de água atinge diversos bairros de Arapiraca e Procon pedirá explicação à Casal
Falta d'água em Arapiraca atinge vários bairros da cidade - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Moradores de diversos bairros de Arapiraca estão sem água nas torneiras há pelo menos oito dias. Pratos e panelas se acumulam nas pias e falta água para cozinhar e até mesmo tomar banho.

As denúncias da falta d'água já chegaram ao Procon Arapiraca e o órgão disse que vai enviar um ofício à Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) ainda nesta segunda-feira (6) para que as providências sejam tomadas.

Além disso, o coordenador executivo do Procon Arapiraca, João Pedro Oliveira, disse ao Portal 7Segundos que solicitará também descontos nas contas de água.

"A cobrança deverá vir apenas pela água que foi consumida", afirmou João Pedro.

A equipe de reportagem do 7Segundos foi em três bairros de Arapiraca na manhã desta segunda-feira (6). Nos bairros São Luiz II, Verdes Campos e no Conjunto Brisa do Lago, no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas, a situação é a mesma: sem uma gota d'água sequer nas torneiras.

No Brisa do Lago a Prefeitura de Arapiraca está abastecendo as escolas municipais com carro-pipa.

Veja a matéria, abaixo, com o depoimento das donas de casa que foram entrevistadas pelo 7Segundos:

A Casal informou, por meio de nota, que equipamentos de motobombas apresentaram defeito e trabalha em parceria com a Agreste Saneamento e adquiriu um novo equipamento, que será instalado na estação de São Brás até a próxima quinta-feira (9). Depois serão de três a quatro dias para que a cidade de Arapiraca esteja com 100% do abastecimento de água regularizado. Veja, abaixo, a nota na íntegra:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que trabalha, em parceria com a Agreste Saneamento, para minimizar a situação causada pela redução em 50% da produção de água em Arapiraca e outras cidades da região Agreste, bem como para sanar a situação o mais brevemente possível.

A empresa Agreste Saneamento, responsável pela operação do Sistema Produtor de Água e pela manutenção dos equipamentos motobombas que apresentaram defeito, informou que adquiriu um novo equipamento e que até o dia 09/03 ele será levado para a captação, situada no Rio São Francisco, em São Brás, para instalação.

Após a instalação e entrada em operação, são necessários de três a quatro dias para que toda a cidade de Arapiraca esteja com o abastecimento regularizado.

Enquanto isso, segundo a Agreste Saneamento, os dois equipamentos da estação de captação que apresentaram defeito seguem em manutenção de forma emergencial em Recife/PE.

A Casal e a Agreste Saneamento estão fornecendo caminhões-pipa para atender órgãos públicos e unidades que prestam serviços essenciais e reforçam seu compromisso em buscar a normalidade do sistema o mais rápido possível.