Meio ambiente

[Vídeo] Moradores do Bosque das Arapiracas denunciam som abusivo das casas noturnas até a madrugada

Idosos, com problemas de saúde, são os que mais reclamam do barulho durante a noite e não conseguem dormir

Por 7Segundos 10/03/2023 12h12 - Atualizado em 10/03/2023 12h12
[Vídeo] Moradores do Bosque das Arapiracas denunciam som abusivo das casas noturnas até a madrugada
Moradores do Bosque das Arapiracas denunciam som abusivo de casas noturnas - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

A maior área verde na região central de Arapiraca, o Bosque das Arapiracas, atraiu bares e restaurantes para a região. Mas, durante a noite e na madrugada o som alto tem incomodado os moradores, que residem na localidade há mais de 40 anos.

A denúncia partiu da moradora Joseane Nonato, de 36 anos, que mora ao lado de uma casa noturna que funciona durante a madrugada e segundo ela com som abusivo.

"Já conversei com o dono do imóvel e com o proprietário do bar que se prontifica de baixar o som, mas depois o pessoal aumenta e fica ensurdecedor. Não consigo mais dormir durante a noite", disse ela.


A mesma situação vivem os idosos que moram no Bosque das Arapiracas com bares como vizinhos. O comerciante José Feitosa, de 74 anos, e a esposa Leda Cavalcante, de 73 anos, residem no local há mais de 40 anos e hoje eles estão doentes e não conseguem dormir durante a noite.

"Não temos nada contra ao bar porque temos que saber viver e conviver com todos, mas se eles diminuíssem o som durante a madrugada não nos incomodaria, o problema é que o barulho é muito alto e estamos sem conseguir dormir", afirmou José Feitosa.

Outra moradora que reclama da situação é a dona de casa Maria Madalena da Conceição, de 76 anos. Ela disse que até a chave que fica na fechadura da porta balança o tempo todo. "Por aí você tira como o som é alto e como estou doente me incomoda muito e não consigo dormir, que para mim é um sofrimento", disse a idosa. Assista ao vídeo abaixo:

Vídeo

Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Arapiraca, informou que vai verificar a denúncia e fiscalizar os bares para medir o volume do som e orientar os proprietários desses estabelecimentos comerciais.

Veja, abaixo, a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Arapiraca, por meio do setor de Fiscalização, irá analisar a denúncia de poluição sonora referente a um estabelecimento comercial situado na Rua Delmiro Gouveia, no bairro Teotônio Vilela.

A equipe fiscalizadora realizará uma diligência para a medição com decibelímetro, a fim de aferir os níveis sonoros emitidos pela casa noturna, além de solicitar os alvarás para o funcionamento, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e a licença ambiental do local.

É importante salientar, que quaisquer perturbações do sossego alheio deverão ser denunciadas ao 3° Batalhão de Polícia Militar do Estado de Alagoas (3° BPM/AL).