Saúde

Prefeitura realiza 200 mil procedimentos dentários em dois anos de mandato do prefeito Luciano Barbosa

Além das equipes espalhadas pelas UBSs, Arapiraca ainda conta com cinco consultórios especializados

Por 7Segundos com Assessoria 14/03/2023 14h02
Prefeitura realiza 200 mil procedimentos dentários em dois anos de mandato do prefeito Luciano Barbosa
Prefeitura realiza 200 mil procedimentos dentários em dois anos de mandato do prefeito Luciano Barbosa - Foto: Reprodução

Você sabia que desde o início do mandato do prefeito Luciano Barbosa, em 2021, já foram realizados aproximadamente 200 mil procedimentos dentários?

Atendendo a toda a população, de menos de 1 até 80 anos ou mais, a Prefeitura de Arapiraca é referência quando se fala em Saúde Bucal.

De acordo com a coordenadora Geral de Saúde Bucal, Fernanda Fonseca Mafra, hoje, o município dota de 51 consultórios odontológicos na Atenção Básica, com o mesmo número de profissionais atendendo na Estratégia de Saúde da Família.

Ainda segundo ela, são cinco consultórios na Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que comportam 17 dentistas atuantes na cirurgia de buco maxilo, periodontia, pacientes especiais, estomatologia, endodontia e radiologia.

Do mais simples ao mais complexo procedimento, a Prefeitura de Arapiraca está em uma crescente numérica de atendimentos em todo o município.

Dados da coordenação apontam que durante o ano de 2021 foram realizados 39039 atendimentos; em 2022, o número eleva para 48316; e em 2023 já foram realizados 11758 procedimentos.

“Desde o início do governo do prefeito Luciano Barbosa temos trabalhado muito para dar à população um atendimento de qualidade e que atenda às suas necessidades. Desde 2021, os números de procedimentos têm crescido e nestes três primeiros meses de 2023, na totalidade, chegamos a aproximadamente 200 mil atendimentos. Um número que nos mostra que muito tem sido feito em Arapiraca, desde o mais simples até o mais complexo procedimento dentário”, destacou a coordenadora Fernanda Fonseca Mafra.

Para ser atendido no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o paciente deverá passar pelo dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a avaliação, o profissional realiza o encaminhamento e preenche um link solicitando a consulta na referida especialidade necessitada.

Dia Mundial da Saúde Bucal


No próximo dia 20 de março, segunda-feira, a partir das 8h30, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, na praça Luiz Pereira Lima, no Centro, um evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde.

Dessa forma, serão realizadas, em parceria com o SEST/SENAT, SESC, Uniodonto, Faculdade Soberana de Odontologia e Uninassau, diversas ações GRATUITAS em comemoração da data.