Unidade AVC do HEA realiza 50ª trombólise em pacientes com coágulo no cerébro
Paciente de 66 anos, natural de Estrela de Alagoas
Os profissionais da Unidade AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, comemoraram, na tarde desta terça-feira (28), a realização da 50ª trombólise. O procedimento utiliza um medicamento chamado trombolítico, que é destinado a dissolver um coágulo no cérebro de um paciente acometido pelo popular derrame.
De acordo com os profissionais, o paciente, de 66 anos, morador do município de Estrela de Alagoas, apresentou sintomas como desvio de rima labial, afasia e diminuição de força. Inicialmente, foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, mas, através do aplicativo de telemedicina Join, as equipes forneceram informações para a rede exclusiva de atendimento.
Em seguida, ele foi transferido para a Unidade AVC do HEA. Ao chegar ao HEA, foram realizados exames de imagem e avaliação do paciente, até o caso ser diagnosticado como AVC Isquêmico. Logo após os procedimentos, o paciente apresentou melhoras no déficit motor e no desvio labial.
“São momentos assim que nos fazem trabalhar ainda mais para salvar vidas. Um trabalho em equipe sensacional. A rede de atendimento que envolve o programa AVC Dá Sinais, criado pela Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], utiliza o aplicativo Join, que permite à equipe se preparar para receber os pacientes e antecipar o atendimento eficiente. Cada minuto é importante para salvar vidas”, salientou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.
Certificado
Recentemente, o HEA foi reconhecido internacionalmente com o certificado Stroke Ready, pelo tratamento de qualidade dado aos pacientes acometidos por AVC. A certificação é uma iniciativa da Angels Awards e levou em consideração os indicadores de atendimento e o cumprimento de protocolos internacionais feitos pela Unidade de AVC, por meio do Programa AVC Dá Sinais, criado pela Sesau. O Programa Angels Awards é uma iniciativa da Boehringer Ingelheim, que busca qualificar os Centros de Atendimento ao AVC já existentes e auxiliar na implementação de novas unidades.
AVC Dá Sinais
Alagoas foi o primeiro Estado do Brasil a disponibilizar uma rede de cuidados específica para o AVC. Desde 2021, o programa conecta o Samu e várias unidades de saúde pelo telemedicina Join. O aplicativo colabora no compartilhamento de informações e exames médicos entre equipes, agiliza o atendimento e permite um diagnóstico de alta precisão para definição do melhor procedimento médico a ser realizado em cada caso.
Últimas notícias
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
