Desenvolvimento

Sedics promove 1º Seminário de Inovação no Cooperativismo Alagoano

Evento aconteceu em Arapiraca e contou com palestras e oficinas para capacitar cooperativas

Por 7Segundos com Assessoria 30/03/2023 17h05
Sedics promove 1º Seminário de Inovação no Cooperativismo Alagoano
Evento ocorreu em Arapiraca e contou com palestras e oficinas para capacitar cooperativas - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, promoveu o 1º Seminário de Inovação no Cooperativismo Alagoano (Inova Coop). 

O evento, realizado em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL), aconteceu nesta quinta-feira (30), em Arapiraca, e foi uma oportunidade para partilhar conhecimento e colaborar para os avanços nos processos de inovação das cooperativas de Alagoas.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o seminário é um momento importante de troca de ideias e também de capacitação dos pequenos empreendedores alagoanos.

“Estamos aqui hoje promovendo a primeira edição do nosso Seminário de Inovação no Cooperativismo Alagoano (Inova Coop). O evento é um momento de capacitação para os empreendedores do estado, que vão entender, através de palestras e oficinas, um pouco mais sobre a inovação no segmento cooperativista, setor esse tão importante para o crescimento econômico de Alagoas”, disse.

Para o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, capacitar os cooperativistas alagoanos vai fazer com que o estado cresça ainda mais enquanto referência no segmento.

“Hoje temos aqui presentes cooperativas não só da agricultura familiar, como também de diferentes ramos, como de crédito e saúde, e estamos muito felizes com a presença de todos porque podemos falar da urgência dessa tendência que é a inovação no segmento cooperativista. Esperamos que, saindo daqui, vocês possam seguir procurando melhores oportunidades e parcerias, dando sequência e fazendo de Alagoas ainda mais um estado referência no cooperativismo”, pontuou.

A presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal) e vice-presidente da Unicafes em Alagoas, Maria José Alves, falou sobre a importância dos cooperados participarem do seminário.

“Hoje tem aqui mais de 40 cooperativas inovando. Um evento como esse é uma porta de entrada para conhecer novas tecnologias para que cada vez mais nossos cooperativistas fiquem fortes e se destaquem no mercado. São em momentos como esses que a gente vai desenvolvendo o estado, com tecnologia e capacitações. Graças a Deus a Unicafes tem uma grande parceria com o Governo de Alagoas”, destacou a presidente.

A programação do evento contou com diversas palestras sobre Cultura de Inovação no Cooperativismo; Inovação como Fator de Competitividade no Cooperativismo Rural; Políticas Públicas para Inovação e a Importância do Planejamento enquanto Estratégia para Visão de Curto, Médio e Longo Prazo nas Cooperativas. Além disso, o evento contou também com oficinas temáticas e o lançamento dos programas de qualificação para as cooperativas.