Prefeitura de Arapiraca orienta Grupo da Terceira idade contra golpes na internet
O bate-papo didático aconteceu com diversas trocas de experiências entre os participantes, que compartilharam suas histórias e tiraram dúvidas

O projeto inovador “Calma, pode ser golpe!”, da Prefeitura de Arapiraca, vem capacitando idosos de todas as idades sobre a prevenção contra tentativas de golpes dos mais variados tipos. A iniciativa das Secretarias de Ordem Pública e Desenvolvimento Social tem o objetivo de auxiliar o público com orientações sobre golpes presenciais e on-line.
Durante todo o mês, a gestão municipal levou a palestra a diversas áreas de Arapiraca, como os bairros Primavera, Baixão, Canafístula, Planalto, Jardim das Paineiras, entre outros. Nesta quinta-feira (30), um grupo de idosos do IV Centro de Saúde, no bairro Itapoã, participou da tarde de orientações. O encontro foi ministrado pelo especialista em segurança e servidor da Prefeitura, Staeel Santos.
Staeel destacou a necessidade da capacitação para o grupo, que mesmo tão experiente e após ter vivenciado diversas situações ao longo da vida, estão vulneráveis aos mais variados tipos de golpes, especialmente no período da tecnologia.
O especialista ressaltou que, para ministrar as dicas, buscou entender o perfil do criminoso que pretende vitimar idosos com golpes de supostos sequestros, relacionamentos, falsa ajuda no caixa eletrônico de bancos, falsas promoções e sorteios, entre outros. O momento também disponibilizou aferição de pressão e o exame de glicemia capilar aos participantes.
O bate-papo didático aconteceu com diversas trocas de experiências entre os participantes, que compartilharam suas histórias e tiraram dúvidas. Um deles foi o Seu Heleno, de 65 anos, natural da Zona Rural da cidade. “Eu nunca tinha visto uma palestra assim. Com a tecnologia avançada, poucas pessoas entendem essa coisa de Internet e rede social. Eu vim lá do sítio e sei poucas coisas, só sei ligar e desligar o celular, mas sei que é preciso saber”, disse.
O idoso ressaltou que tem vontade de aprender mais, mas que infelizmente “o pessoal não tem paciência”, por isso o projeto é tão importante. A primeira etapa do “Calma, pode ser golpe!” vai levar os conhecimentos teóricos e o bate-papo inicial e coletivo, mas segundo Staeel Santos, a equipe do projeto pretende expandi-lo com atividades práticas para os idosos.
Últimas notícias

Encontro 'Casa & Construção' reúne empresários e fortalece cadeia produtiva no Sertão de AL

Representando a AMA, Jorge Dantas destaca importância de reconhecer quem protege o meio ambiente

Deputado italiano acionou a polícia e indicou paradeiro de Carla Zambelli em Roma

Municípios cumprem papel importante na saída do Brasil do mapa da fome

PC investiga homicídio em São Sebastião onde vítima foi agredida brutalmente

Caminhão com carga de tilápias sai da pista para evitar colisão na BR-423, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
