Prefeitura de Arapiraca orienta Grupo da Terceira idade contra golpes na internet
O bate-papo didático aconteceu com diversas trocas de experiências entre os participantes, que compartilharam suas histórias e tiraram dúvidas

O projeto inovador “Calma, pode ser golpe!”, da Prefeitura de Arapiraca, vem capacitando idosos de todas as idades sobre a prevenção contra tentativas de golpes dos mais variados tipos. A iniciativa das Secretarias de Ordem Pública e Desenvolvimento Social tem o objetivo de auxiliar o público com orientações sobre golpes presenciais e on-line.
Durante todo o mês, a gestão municipal levou a palestra a diversas áreas de Arapiraca, como os bairros Primavera, Baixão, Canafístula, Planalto, Jardim das Paineiras, entre outros. Nesta quinta-feira (30), um grupo de idosos do IV Centro de Saúde, no bairro Itapoã, participou da tarde de orientações. O encontro foi ministrado pelo especialista em segurança e servidor da Prefeitura, Staeel Santos.
Staeel destacou a necessidade da capacitação para o grupo, que mesmo tão experiente e após ter vivenciado diversas situações ao longo da vida, estão vulneráveis aos mais variados tipos de golpes, especialmente no período da tecnologia.
O especialista ressaltou que, para ministrar as dicas, buscou entender o perfil do criminoso que pretende vitimar idosos com golpes de supostos sequestros, relacionamentos, falsa ajuda no caixa eletrônico de bancos, falsas promoções e sorteios, entre outros. O momento também disponibilizou aferição de pressão e o exame de glicemia capilar aos participantes.
O bate-papo didático aconteceu com diversas trocas de experiências entre os participantes, que compartilharam suas histórias e tiraram dúvidas. Um deles foi o Seu Heleno, de 65 anos, natural da Zona Rural da cidade. “Eu nunca tinha visto uma palestra assim. Com a tecnologia avançada, poucas pessoas entendem essa coisa de Internet e rede social. Eu vim lá do sítio e sei poucas coisas, só sei ligar e desligar o celular, mas sei que é preciso saber”, disse.
O idoso ressaltou que tem vontade de aprender mais, mas que infelizmente “o pessoal não tem paciência”, por isso o projeto é tão importante. A primeira etapa do “Calma, pode ser golpe!” vai levar os conhecimentos teóricos e o bate-papo inicial e coletivo, mas segundo Staeel Santos, a equipe do projeto pretende expandi-lo com atividades práticas para os idosos.
Últimas notícias

Homem é flagrado por câmeras de monitoramento assaltando loja em Arapiraca

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
