Consórcio Penedo Criativa é assinado durante 1ª Jornada Criativa de Penedo
Consórcio é composto por entidades federais, estaduais e municipais
O Consórcio Penedo Criativa foi assinado durante a realização da 1ª Jornada Criativa de Penedo. O protocolo de intenções é composto por entidades federais, estaduais e municipais e dá sustentação para a candidatura de Penedo à Rede Mundial Cidades Criativas, da UNESCO, lançada oficialmente no último dia 31 de março.
A solenidade aconteceu no Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, o antigo Cine São Francisco, com a presença de autoridades, pessoas interessadas no assunto e estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino, da Ufal e do Ifal que estudam em Penedo.

Atuando em conjunto, as entidades, dentro de suas respectivas competências, vão fortalecer a economia criativa no município de Penedo e desenvolver o segmento do audiovisual em toda a região.
Além da Prefeitura de Penedo, o consórcio é composto pelo Governo de Alagoas, Sebrae Alagoas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN), Banco do Nordeste, Fundação Casa do Penedo, Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL) e Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC).
De acordo com Jair Galvão, Secretário de Turismo de Penedo, um dos critérios que serão avaliados nas candidaturas é a capacidade de articulação e a força institucional para cumprir os compromissos firmados no dossiê.

“Ao criar um grupo de trabalho em torno da economia criativa, Penedo passa uma mensagem clara e objetiva de que tem instituições de peso em todas as esferas de governos mobilizadas e, que irão apoiar projetos, iniciativas e ações para o desenvolvimento da economia criativa de Penedo”, explica o gestor da SETUR.
“A essa altura do processo, unir forças públicas e privadas contribui positivamente não somente com a candidatura de Penedo à Rede Mundial de Cidades Criativas, na categoria Cinema, mas, também para o desenvolvimento técnico do município no segmento”, disse Karlinne Cordeiro, assessora técnica da Setur Penedo.
“A gestão municipal foi assertiva em escolher a área criativa do Cinema em virtude da capilaridade deste setor com um Festival de Cinema consolidado e, que, alinhado com a cultura e a criatividade, tornará Penedo um dos principais polos turísticos do Brasil, promovendo, assim, o desenvolvimento socioeconômico de toda a população penedense”, disse Felipe Tiago, diretor do Ifal campus Penedo.

“O Consórcio Penedo Criativa é uma iniciativa inédita de concertação multinstitucional para apoiar a candidatura de uma cidade para acesso à Rede Mundial de Cidades Criativas, da UNESCO, garantindo, assim, o apoio necessário para a execução dos projetos que forem pactuados, demonstrando que este não é um desafio apenas de uma gestão municipal, mas, de toda uma cidade com vistas a um futuro melhor e mais sustentável, onde a cultura e a criatividade estarão no centro das políticas públicas”, disse Eduardo Barroso, especialista na Rede Mundial de Cidades Criativas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
