Consórcio Penedo Criativa é assinado durante 1ª Jornada Criativa de Penedo
Consórcio é composto por entidades federais, estaduais e municipais
O Consórcio Penedo Criativa foi assinado durante a realização da 1ª Jornada Criativa de Penedo. O protocolo de intenções é composto por entidades federais, estaduais e municipais e dá sustentação para a candidatura de Penedo à Rede Mundial Cidades Criativas, da UNESCO, lançada oficialmente no último dia 31 de março.
A solenidade aconteceu no Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, o antigo Cine São Francisco, com a presença de autoridades, pessoas interessadas no assunto e estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino, da Ufal e do Ifal que estudam em Penedo.

Atuando em conjunto, as entidades, dentro de suas respectivas competências, vão fortalecer a economia criativa no município de Penedo e desenvolver o segmento do audiovisual em toda a região.
Além da Prefeitura de Penedo, o consórcio é composto pelo Governo de Alagoas, Sebrae Alagoas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN), Banco do Nordeste, Fundação Casa do Penedo, Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL) e Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC).
De acordo com Jair Galvão, Secretário de Turismo de Penedo, um dos critérios que serão avaliados nas candidaturas é a capacidade de articulação e a força institucional para cumprir os compromissos firmados no dossiê.

“Ao criar um grupo de trabalho em torno da economia criativa, Penedo passa uma mensagem clara e objetiva de que tem instituições de peso em todas as esferas de governos mobilizadas e, que irão apoiar projetos, iniciativas e ações para o desenvolvimento da economia criativa de Penedo”, explica o gestor da SETUR.
“A essa altura do processo, unir forças públicas e privadas contribui positivamente não somente com a candidatura de Penedo à Rede Mundial de Cidades Criativas, na categoria Cinema, mas, também para o desenvolvimento técnico do município no segmento”, disse Karlinne Cordeiro, assessora técnica da Setur Penedo.
“A gestão municipal foi assertiva em escolher a área criativa do Cinema em virtude da capilaridade deste setor com um Festival de Cinema consolidado e, que, alinhado com a cultura e a criatividade, tornará Penedo um dos principais polos turísticos do Brasil, promovendo, assim, o desenvolvimento socioeconômico de toda a população penedense”, disse Felipe Tiago, diretor do Ifal campus Penedo.

“O Consórcio Penedo Criativa é uma iniciativa inédita de concertação multinstitucional para apoiar a candidatura de uma cidade para acesso à Rede Mundial de Cidades Criativas, da UNESCO, garantindo, assim, o apoio necessário para a execução dos projetos que forem pactuados, demonstrando que este não é um desafio apenas de uma gestão municipal, mas, de toda uma cidade com vistas a um futuro melhor e mais sustentável, onde a cultura e a criatividade estarão no centro das políticas públicas”, disse Eduardo Barroso, especialista na Rede Mundial de Cidades Criativas.
Últimas notícias
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
