[Vídeo] Venda do bredo na Semana Santa garante renda extra para agricultor de Arapiraca
Seu Aurílio, morador do Sítio Araçá, cultiva o bredo há dez anos; produto abastece os mercados de Maceió
Além do peixe cozido, do arroz branco e do feijão caseiro, o bredo também é um ingrediente, para muitos, indispensável na Semana Santa. A planta, após ser cozida, refogada e ganhar um leve temperinho, complementa o cardápio de muitas famílias durante esse período. O bredo, misturado ao leite de coco, também é uma boa pedida. A planta dá um sabor diferenciado ao prato, que varia entre um leve amargor até um gostinho mais adocicado, a depender do tempero e da mistura adicionada à planta.
O fato é que devido a essa tradição, o valor comercial do bredo, que passa praticamente o ano inteiro meio que desprezado, aumenta bastante na Semana Santa, devido justamente a essa procura. Pensando nisso é que o agricultor familiar Aurílio Praxedes, 50 anos, morador do Sítio Araçá, em Arapiraca, há dez anos passa a quaresma inteira cultivando a planta, que leva cerca de 45 dias para chegar ao ponto de colheita.
A reportagem do Portal7Segundos esteve na propriedade de Seu Aurílio um dia antes dele começar a colher a produção, que este ano, rendeu para o agricultor, cerca de mil molhos, que este ano alcançaram o preço de R$2,00 cada molho.
Plantação de bredo de Seu Aurílio no Sítio Araçá, em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
Seu Aurílio já tem comprador certo para o bredo que ele produz, tanto que a produção é toda ela encomendada assim que ele começa a fazer o plantio. O valor do bredo nas feiras pode até triplicar neste período. O bredo produzido em Arapiraca abastece, principalmente os mercados da capital, Maceió.

Agricultores colhem o bredo na região do Sítio Araçá. Foto: cortesia ao 7Segundos
Segundo os estudiosos, o bredo possui propriedades medicinais. A planta é rica em ferro, potássio e combate os radicais livres no nosso organismo. Muitas vezes confundida com mato ou erva daninha, o bredo reaparece forte na Semana Santa e ajuda e muito agricultores com Seu Aurílio a ganhar uma renda extra no período.
Assista a reportagem sobre o cultivo do bredo em Arapiraca no vídeo abaixo:
Últimas notícias
Braskem fecha acordo de R$ 1,2 bilhão com o Estado de Alagoas por danos causados em bairros de Maceió
Silvânia Aquino anuncia saída da Banda Calcinha Preta e encerra ciclo marcante no forró romântico
Hugo Motta dá carta branca a Derrite para conduzir Marco Legal contra Crime
Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
Comunicação de Junqueiro se destaca em Alagoas com equipe criativa e gestão moderna
Incêndio atinge pátio de veículos em Rio Largo e destrói mais de 100 motocicletas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
