Agricultura

[Vídeo] Venda do bredo na Semana Santa garante renda extra para agricultor de Arapiraca

Seu Aurílio, morador do Sítio Araçá, cultiva o bredo há dez anos; produto abastece os mercados de Maceió

Por 7Segundos 07/04/2023 08h08
[Vídeo] Venda do bredo na Semana Santa garante renda extra para agricultor de Arapiraca
Agricultor Aurílio com alguns molhos de bredo, resultado da produção deste ano - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Além do peixe cozido, do arroz branco e do feijão caseiro, o bredo também é um ingrediente, para muitos, indispensável na Semana Santa. A planta, após ser cozida, refogada e ganhar um leve temperinho, complementa o cardápio de muitas famílias durante esse período. O bredo, misturado ao leite de coco, também é uma boa pedida. A planta dá um sabor diferenciado ao prato, que varia entre um leve amargor até um gostinho mais adocicado, a depender do tempero e da mistura adicionada à planta.

O fato é que devido a essa tradição, o valor comercial do bredo, que passa praticamente o ano inteiro meio que desprezado, aumenta bastante na Semana Santa, devido justamente a essa procura. Pensando nisso é que o agricultor familiar Aurílio Praxedes, 50 anos, morador do Sítio Araçá, em Arapiraca, há dez anos passa a quaresma inteira cultivando a planta, que leva cerca de 45 dias para chegar ao ponto de colheita.

A reportagem do Portal7Segundos esteve na propriedade de Seu Aurílio um dia antes dele começar a colher a produção, que este ano, rendeu para o agricultor, cerca de mil molhos, que este ano alcançaram o preço de R$2,00 cada molho.

Plantação  de bredo de Seu Aurílio no Sítio Araçá, em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Seu Aurílio já tem comprador certo para o bredo que ele produz, tanto que a produção é toda ela encomendada assim que ele começa a fazer o plantio. O valor do bredo nas feiras pode até triplicar neste período. O bredo produzido em Arapiraca abastece, principalmente os mercados da capital, Maceió.

Agricultores colhem o bredo na região do Sítio Araçá. Foto: cortesia ao 7Segundos

Segundo os estudiosos, o bredo possui propriedades medicinais. A planta é rica em ferro, potássio e combate os radicais livres no nosso organismo. Muitas vezes confundida com mato ou erva daninha, o bredo reaparece forte na Semana Santa e ajuda e muito agricultores com Seu Aurílio a ganhar uma renda extra no período.

Assista a reportagem sobre o cultivo do bredo em Arapiraca no vídeo abaixo: