Saúde

Aprovada indicação do deputado Alexandre Ayres, solicitando implementação de Centros de Hemodiálise nos hospitais regionais do estado

"A medida é de grande necessidade" comenta o deputado

Por 7Segundos com Ascom Alexandre Ayres 12/04/2023 20h08
Aprovada indicação do deputado Alexandre Ayres, solicitando implementação de Centros de Hemodiálise nos hospitais regionais do estado
Deputado Alexandre Ayres - Foto: Ascom Alexandre Ayres

A indicação do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) a implementação de Centros de Hemodiálise nos três hospitais regionais do estado, foi aprovada nesta quarta-feira (12), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa. A proposta visa a criação dos centros nos Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, e no Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia.

O parlamentar justificou o pedido, explicando que, em Alagoas, apenas quatro municípios prestam serviço de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são eles: Maceió, São Miguel dos Campos, Arapiraca e Palmeira dos índios. Por isso, é de fundamental importância que haja a ampliação da rede de atendimento voltada a esses cidadãos.

"A medida é de grande necessidade, pois os pacientes que necessitam do tratamento precisam se deslocar até o município de Maceió, ou o mais próximo entre os quatro únicos que oferecem o serviço, percorrendo uma distância considerável de ida e volta, o que debilita ainda mais a saúde dos mesmos, que ainda precisam suportar o desgaste da viagem feita no mínimo duas vezes por semana".

Alexandre Ayres também explicou que a aprovação da indicação é de extrema importância para levar uma saúde cada vez mais perto do cidadão alagoano. “A indicação trata de medida humanitária para aqueles que precisam exclusivamente do SUS, para obterem um tratamento digno e uma expectativa melhor de vida”, frisou o parlamentar, destacando, ainda, que o pleito é uma de suas promessas de campanha.