Vida Nova nas Grotas melhora qualidade de vida de centenas de famílias em Penedo
Os investimentos que beneficiam diretamente cerca de 750 moradores da comunidade
Maio de 2022. Lucas e Adriana precisam deixar, às pressas, a casa de taipa onde viviam com os filhos Alexia Emmanuele e Yuri Samuel. O inverno começava com chuva recorde em Penedo, causando destruição, inclusive da moradia do casal situada na Brasília, comunidade de difícil acesso localizada no Barro Vermelho.
Abril de 2023. Lucas e Adriana recebem das mãos do Governador Paulo Dantas e do Prefeito Ronaldo Lopes as chaves do novo lar. A casa agora é toda de alvenaria, tem mais cômodos, um telhado seguro, banheiro amplo revestido com cerâmica, cozinha, caixa d’água e ‘até varanda pro quintal’, acrescenta Adriana Farias.
Em menos de um ano, as políticas públicas desenvolvidas pelo Governador Paulo Dantas e o Prefeito Ronaldo Lopes transformaram a ‘Brasília de Penedo’ em um lugar digno de se morar.
A comprovação está no relato de quem vive no local. “A nossa primeira casa só tinha um quarto, o resto era praticamente um vão com um banheiro pequeno. Quando a chuva derrubou ela, a prefeitura levou a gente e outros moradores daqui do Barro Vermelho para ficar abrigado na escola. Com menos de um mês, deram uma casa de aluguel pra gente morar e agora recebemos esse sonho”, disse Adriana Farias.
Além do benefício do aluguel social pago pela Prefeitura de Penedo, a família inserida no Bolsa Família também recebeu Auxílio Chuva, criado por Paulo Dantas, e foi incluída no Criança Alagoana (CRIA) porque o caçula do casal tem menos de 2 anos de vida.
Já filha de Lucas e Adriana estuda na primeira escola de tempo integral da rede pública municipal, a Douglas Apratto Tenório, situada ali mesmo, no Barro Vermelho, como o bairro Santo Antônio é mais conhecido.
Os investimentos que beneficiam diretamente cerca de 750 moradores da comunidade antes relegada pelo poder público também incluem melhorias habitacionais, ação ainda em sua primeira etapa para o total de 312 unidades, concluídas em 72 casas da Brasília, além de três moradias reconstruídas, entre elas a do casal que não cabia em tanta felicidade.
“No início, eu não acreditei porque outros políticos já passaram por aqui e falaram que iam melhorar as condições da Brasília, mas só estamos vendo isso agora. Então agradecemos primeiro a Deus e depois ao Prefeito Ronaldo Lopes e ao Governador Paulo Dantas”, afirma o gari Lucas Santos Rosário. “Esses dois vieram foi pra fazer mesmo, não foi só pra dizer, como fizeram os outros”, acrescenta Adriana.
E vem mais por aí. Em seu discurso, Paulo Dantas destacou o apoio do Presidente Lula e do MDB para Alagoas, ampliando os acertos do governo Renan Filho – senador e atual Ministro dos Transportes – e impulsionando o plano de trabalho do atual governador alagoano.
Ronaldo Lopes frisou que a população de Penedo sabe que a sua gestão e a de Paulo Dantas fazem a opção por quem mais precisa, citando outros investimentos que geram melhor qualidade de vida, como a pavimentação de vias públicas que totalizam 16 quilômetros de asfalto, além das vias públicas pavimentadas pela Prefeitura de Penedo com paralelepípedo ou placas de concreto.
A solenidade desta quinta-feira, 13, também foi marcada pela entrega de placas comemorativas dos 837 anos de aniversário da cidade, diálogos com o povo e os vereadores penedenses e ainda a assinatura da ordem de serviço para a construção da Escola Municipal Santa Luzia, que substituirá o antigo CAIC, e a cessão da antiga Delegacia da Polícia Civil para sediar a Guarda Municipal Patrimonial e Sala de Videomonitoramento de Penedo.