Trânsito

Josenildo Souza destaca educação e desenvolvimento no trânsito de Arapiraca nos 25 anos da SMTT

Em seus 25 anos de existência, a SMTT de Arapiraca trabalha para que o trânsito seja ainda mais seguro com a responsabilidade de todos

Por 7Segundos 14/04/2023 11h11
Josenildo Souza destaca educação e desenvolvimento no trânsito de Arapiraca nos 25 anos da SMTT
Josenildo Souza destaca trabalho educativo e de prevenção nos 25 anos da SMTT Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

O Zé Semáforo, mascote da SMTT, recepcionou os convidados ao lado de Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT), nas homenagens aos 25 anos de fundação da autarquia que é a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), nesta sexta-feira, 14 de abril de 2023. O órgão foi criado na gestão da prefeita Célia Rocha em 1998, quando assinou a Lei Nº2005/98 que dispões sobre a criação da superintendência.


Desde então, com o crescimento de Arapiraca, o trânsito também cresceu e precisou de planejamento e a SMTT tem atuado intensivamente na educação para o trânsito, na infraestrutura de equipamentos técnicos de sinalização de trânsito, inclusive com a fabricação própria de semáforos e na contribuição da relação de bem-estar entre o órgão com a participação de seus agentes de trânsito e à população.

Nas comemorações no auditório da Defensoria Pública, no bairro Santa Edwiges, o superintendente Josenildo Souza frisou em seu discurso de abertura que a SMTT preza em trabalhar por um trânsito seguro com a contribuição de todos, principalmente de condutores e pedestres para que Arapiraca possa servir de exemplo no disciplinamento e de vidas preservadas no trânsito.

"Trabalhamos para que tenhamos a prática de um trânsito saudável e seguro para todos e contamos, excepcionalmente, com o Departamento de Educação para o Trânsito na promoção de campanhas educativas que fortalecem os ensinamentos das leis nas escolas da rede pública municipal, nas escolas particulares, nas empresas e instituições arapiraquenses", destacou Josenildo Souza.

A solenidade de 25 anos da SMTT Arapiraca contou com a participação de servidores de todos os setores da autarquia, que funciona na Avenida Deputada Ceci Cunha, 1640, além de agentes de trânsito e convidados especiais como o juiz aposentado, escritor e imortal José Firmino de Oliveira, que proferiu palestra sobre a "Humanização no Serviço Público".

Alunos da rede pública municipal de Arapiraca, da Escola de Ensino Fundamental 31 de Março apresentaram uma peça teatral com canção própria sobre a importância de respeitar o trânsito e garantir a paz nas ruas.

Agentes de trânsito de outros municípios do Agreste também participaram das homenagens, uma vez que a SMTT de Arapiraca realiza e desenvolve trabalhos de trânsito em parceria com prefeituras e órgãos ligados ao trânsito como o próprio Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) com inúmeras parcerias para melhorar as ações de trânsito não apenas em Arapiraca, mas em Alagoas.

Exemplo de sucesso que surgiu de parceria foi a criação do PSVM (Plano de Segurança Viária para Motociclistas) com o trabalho de prevenção e diminuição de acidentes envolvendo motociclistas.

Quando a SMTT foi criada há 25 anos, em 1998, Arapiraca tinha uma frota de veículos licenciados estimada em 43.871 e hoje este número está registrado no Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), vinculada ao Ministério de Infraestrutura, em 130.573 veículos licenciados na segunda maior cidade do interior de Alagoas.