Arapiraca desenvolve aplicativo para acompanhamento da regulação de leitos hospitalares
Nesta segunda-feira a equipe da Secretaria de Saúde apresentou os dados iniciais ao prefeito

O município de Arapiraca está atualizando o processo de regulação de leitos hospitalares, por meio de um novo sistema com a utilização da ferramenta Appsheet.
Com o novo sistema, que é executado em um servidor web, os usuários acessam a ferramenta digital e, com isso, terão acesso amplo e rápido às informações, facilitando ainda mais o processo de comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde, unidades hospitalares e usuários do sistema.
Nesta segunda-feira (17), o prefeito Luciano Barbosa recebeu a secretária municipal de Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa e equipe, para apresentação do trabalho para a implantação da nova ferramenta, com o uso de planilhas do Google Form.
A partir de fevereiro deste ano que foi liberado o acesso ao protótipo do sistema de regulação de leitos, e nesta segunda-feira a equipe da Secretaria de Saúde apresentou os dados iniciais ao prefeito.
Em paralelo à primeira versão do sistema, a Prefeitura de Arapiraca firmou parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), onde alunos e professores estão em desenvolvimento um sistema complementar.
Além da secretária Jackeline Barbosa, também participaram da apresentação a superintendente municipal de Regulação, Controle, Auditoria e Avaliação, Joana d’Arc Soares ; da Coordenação da Rede de Urgência e Emergência - Básica e Média Complexidade, Laura Rossana Rios; a superintendente de Atenção à Saúde, Rafaela Albuquerque, e a superintendente da Atenção Especializada, Edna Veríssimo.
Na oportunidade, também participaram da reunião, os técnicos de Informática Wilson Salustiano Junior, que desenvolveu o sistema inicial, e Mateus Davi Vasconcelos, que está desenvolvendo o sistema complementar em parceria com o Ifal.
A superintendente de Atenção Básica, Laura Rossana Rios, fez uma breve explanação ao prefeito Luciano Barbosa acerca de toda trajetória realizada e dos avanços já alcançados, a partir do desenvolvimento e acompanhamento desses sistemas.
“Para qualificarmos a assistência hospitalar no município, precisamos dar o acesso ao paciente certo, no tempo certo e no leito certo, e isso só será possível através das regulações de leitos hospitalares”, frisa.
Evolução
Por sua vez, a secretaria de Saúde Jackeline Barbosa defendeu a importância do trabalho para que a população de Arapiraca e região tenha acesso ao sistema com a regulação de leitos e a utilização das ferramentas ideais, controlando a ocupação de leitos, o tempo de permanência e fazer as intervenções assistenciais necessárias para a continuidade da assistência em saúde.
O prefeito Luciano Barbosa elogiou o trabalho, o compromissoe empenho da equipe, com o desenvolvimento no novo sistema em parceria com o Ifal. “É mais um avanço para o nosso município. Arapiraca é um polo regional e uma referência nos serviços na atenção à saúde pública no interior de Alagoas”, destacou.
Últimas notícias

Sine Alagoas oferece 2.359 vagas de emprego esta semana

Bolsonaro deixa hospital após passar por procedimento na pele

Avião transportando 180 quilos de cocaína cai em Coruripe

Suspeito de homicídio é preso após confessar crime cometido com chave de fenda em Arapiraca

Vídeo flagra momento em que carro de sargento da PM colide com caminhão na BR-104, em Branquinha

Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público nesta segunda-feira (15), no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
