Prefeitura de Arapiraca orienta a população a se vacinar contra a influenza
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, até o dia 31 de maio
Uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças, a vacinação é de suma importância para que sejam evitadas complicações virais e, até mesmo, óbitos.
E a Prefeitura de Arapiraca se mantém atenta ao calendário de vacinação e deu início, no dia 10 de abril, segunda-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, ao ciclo de imunização contra a Influenza.
De acordo com o coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Evandro Melo, a constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe.
Ainda segundo ele, devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
“Reforçamos a necessidade de se adotar as medidas de precaução respiratória e o mais importante, a necessidade da atualização do cartão vacinal com a vacina INFLUENZA para os grupos estabelecidos, o mais precoce possível. A vacinação é a principal estratégia de prevenção aliada às outras medidas gerais eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias”, apontou o coordenador.
Os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30 até o dia 31 de maio.
“A vacina contra a Influenza é a trivalente e destinada aos grupos prioritários, ou seja, para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, crianças com a faixa etária entre 6 meses e 6 anos de idade, entre outros. A campanha acontece anualmente, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde”, apontou a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis e PNI, Monica Suzy.
Além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população, tais como:
– Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Utilize lenço descartável para higiene nasal;
– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Mantenha os ambientes bem ventilados;
– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
– Evite sair de casa em período de transmissão da doença;
– Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); e
– Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Se apresentar sintomas gripais procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência!
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
