Geral

Fiação elétrica e cabos de internet serão reordenados para evitar incêndio e poluição visual

Os constantes incêndios preocupam os comerciantes locais

Por 7segundos 24/04/2023 09h09 - Atualizado em 24/04/2023 10h10
Fiação elétrica e cabos de internet serão reordenados para evitar incêndio  e poluição visual
Fiação elétrica e cabos de internet serão reoordenados no para evitar incidentes e poluição visual - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Arapiraca realizou uma reunião para debater a revitalização da rede de telecomunicações no Centro da cidade. O encontro, que aconteceu na Sala de Reuniões do Centro Administrativo, contou com a participação de representantes da Equatorial, de provedores de internet e entidades empresariais, como a CDL e o Sindilojas.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira, e técnicos das secretarias de Serviços Públicos e Infraestrutura representaram a gestão municipal. A preocupação é com a insegurança provocada pelo grande número de fios e cabos instalados nos postes de todo município, mas principalmente no Centro Comercial.

“Os recentes incêndios provocaram uma grande paralisação do comércio, o que acarreta em prejuízo para os empresários e para cidade. Por isso, marcamos esse encontro e podemos debater alguns pontos”, contou.

A secretária disse ainda que existe um projeto de lei sendo elaborado para revitalizar a infraestrutura de toda rede de telecomunicações em Arapiraca. “Nós criamos uma agenda de limpeza de ordenamento desde o ano passado, mas não é suficiente. Precisamos dessa reestruturação. O projeto logo será enviado à procuradoria e depois a câmara para aprovação” afirmou.

No encontro, ficou definido que a partir de 29 de abril haverá um trabalho coordenado pela prefeitura, operadoras de internet e telefonia, e a Equatorial para a retirada de fiação inservível e melhor organização da rede. A ação acontecerá também no domingo e seguirá por pelo menos quatro finais de semana consecutivos.

“Vamos identificar também os clandestinos e eles irão precisar se regularizar. Esse excesso de cabos vai diminuir com essa agenda imediata, mas com o projeto de lei vamos buscar outras soluções, como o cabeamento subterrâneo. Isso será um marco legal para nortear os serviços da maneira mais segura”, concluiu Rosa Lira.