Educação

Alunos de Medicina Arapiraca fazem simulação de atendimentos em urgência

Iniciativa une conhecimento teórico com situações da realidade médica

Por 7Segundos com Assessoria 25/04/2023 13h01
Alunos de Medicina Arapiraca fazem simulação de atendimentos em urgência
Alunos de Medicina Arapiraca fazem simulação de atendimentos em urgência - Foto: Assessoria

A simulação de acidentes faz parte das metodologias ativas utilizadas na disciplina de Urgência e Emergência do curso de Medicina da Ufal em Arapiraca. Numa atividade coordenada pelo professor Thayrone Barreto os alunos da Turma 5 representaram cenas de atendimento a pacientes vítimas de trauma nos ambientes pré-hospitalar e hospitalar.

“A ideia é tentar trazer por meio do conhecimento teórico, atividades práticas que possam imitar a nossa realidade médica. Eu faço uma metodologia mista em que ofereço o material e as fontes para que os alunos estudem e eles tentam fazer a demonstração prática do conteúdo abordado que teoricamente foi expressado por mim apontando os principais tópicos”, explicou Thayrone.

A convidada para participar das avaliações dos alunos foi Amanda Barbosa. E o professor Theyrone já adianta que pretende ampliar o projeto das simulações para criar reunir um material pedagógico que contribua para a formação acadêmica das próximas turmas.

Ele conta que vai sugerir que cada turma crie um canal no Youtube onde as apresentações possam ser gravadas e os vídeos fiquem registrados. “Pretendo manter na disciplina, fazer essa assimilação com a realidade e, inclusive, ampliar. Todas as apresentações foram muito boas, mas tem umas que foram excepcionais, então eu não gostaria que se perdessem ou que isso ficasse restrito na memória das pessoas que participaram naquele dia especificamente”, reforçou.