Equatorial Alagoas promove o acesso à educação com a oferta de cursos gratuitos na comunidade quilombola Pixaim, em Piaçabuçu
Capacitação integra o projeto E+ Comunidades Solares e é apenas um dos inúmeros benefícios que a Distribuidora levará aos residentes do povoado banhado pelas águas do Rio São Francisco

O rio deságua no mar e, em seu entorno, as dunas douradas dão vida à comunidade Pixaim, o último povoado banhado pelas águas do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, município localizado no extremo sul de Alagoas. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e reforçar seu compromisso com a transformação da vida das pessoas, a Equatorial Alagoas desembarca na região, a partir desta quarta-feira (26), com a oferta de duas capacitações: oficina de Hortaliças e curso de Panificação e Confeitaria Caseira.
A iniciativa é apenas um dos diversos benefícios oferecidos por meio do projeto E+ Comunidades Solares da Distribuidora, desenvolvido pela Equatorial, que considera as adversidades demográficas e cumpre a missão de levar energia para todos os alagoanos ao englobar soluções com geração solar fotovoltaica isolada (desconectada da rede), em comunidades isoladas e em casas de famílias de baixa renda. Em Alagoas, a Comunidade Pixaim é a primeira do estado a ser beneficiada pelo projeto.
“Essa é uma comunidade única, repleta de histórias de luz e esperança. Por isso, a Equatorial conecta pessoas e oportunidades, e vai até a comunidade levar desenvolvimento e qualidade de vida por meio da energia. As atividades têm o intuito de fomentar o acesso à arte, cultura, educação e diversidade, proporcionando alternativas para a geração de renda por meio da capacitação profissional de qualidade e estímulo à economia criativa”, explica o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares.
Estímulo à educação e empreendedorismo
Dona Maria Edinete foi uma das moradoras selecionadas para participar do curso de Panificação e Confeitaria. Ela se diz ansiosa para o início da capacitação, que tem início na quarta e término na quinta-feira (27). A piaçabuçuense agradece a Equatorial pela promoção da qualificação gratuita, que, somadas, devem beneficiar cerca de 42 famílias da região.
“Eu amo essa comunidade e fico muito feliz em ver como essa empresa tem contribuído para o nosso crescimento. Confesso que estou bem animada para esse curso, porque é algo totalmente diferente para mim. Quero aprender a fazer pães e doces e, quem sabe, futuramente, vender o que eu produzir na cidade! ”, vislumbra.
O curso de Panificação e Confeitaria Caseira englobará o aprendizado de técnicas para a manipulação e produção de pães caseiros, biscoitos e bolos. Já a oficina de Hortaliças contemplará conhecimentos acerca da agricultura familiar, técnicas de plantio, utilização de materiais de baixo custo e recicláveis trazendo benefícios para a comunidade e para a própria natureza.
Contribuição para o desenvolvimento sustentável
As capacitações ofertadas pela Equatorial Alagoas atendem ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), priorizando cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Emprego Digno e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis.
Os cursos são ministrados pelo projeto ‘Arte Fora da Caixa’, circuito de intervenções que leva cultura, arte e cidadania para comunidades afastadas, com foco no resgate do convívio entre os moradores e ações que oportunizam lazer, desenvolvimento e fortalecimento da economia e produção criativa local.
Últimas notícias

Ministro do Turismo elogia a cidade de Maragogi em evento internacional

Durante discurso, Cabo Bebeto cobra melhores condições de trabalho para os policiais militares

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Criança de um ano morre afogada em piscina em Marechal Deodoro

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
