Defesa Civil de Arapiraca alerta para cuidados neste início da quadra chuvosa
Entenda o que fazer e quais órgãos pode acionar em caso de urgência
A quadra chuvosa alagoana está prestes a começar e deve persistir até meados de agosto. Em 2023, a previsão meteorólogica é que o período deve trazer um volume de chuvas acima da média, incluindo na região agreste do estado. Pensando nisso, a Defesa Civil Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, faz um alerta e orienta a população sobre os cuidados necessários para a época.
Antes das chuvas, a prevenção é fundamental. “É importante identificar se a sua residência está na área de risco, e isso pode ser feito consultando a Prefeitura. Se tiver conhecimento de algum bueiro entupido ou destampado, também é fundamental comunicar à gestão municipal”, orienta o secretário da pasta, coronel Enio Bolivar.
Outra dica é que a população não descarte lixos e resíduos fora dos locais adequados, pois eles podem ser levados pelas excurradas e provocar o entupimentos das bocas de lobos, o que contribui para as cheias. Durante as chuvas, os arapiraquenses em maior risco devem desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas. Também é importante que os moradores limpem as calhas, ralos e telhados para evitar entupimentos e infiltrações.
Após as chuvas, a população deve estar atenta para evitar contato com água de enxurradas e córregos, pois ela pode estar contaminada e causar graves doenças, como hepatite e leptospirose. Além disso, é importante evitar trafegar em locais alagados, pois a força da água pode causar acidentes e afogamentos.
Pensando nessa segurança, a Secretaria Municipal de Ordem Pública reforça os telefoneis úteis à população:
Defesa Civil – 199
Polícia Militar – 190
SAMU – 192
Corpo de Bombeiros Militar – 193
Polícia Rodoviária Federal – 191
Polícia Civil – 197
Últimas notícias
Idoso é preso suspeito de assédio sexual em ônibus da linha Salvador Lyra, em Maceió
Paróquia repudia vandalismo contra imagem de Nossa Senhora em Maceió
Motociclista viraliza ao ajudar idosa com sacolas e emociona web
Governo implanta em Água Branca a 64ª sala do Programa Saúde Até Você Digital
Palmeira inicia mutirão do Bolsa Família com atendimento na Vila Maria
Assembleia Legislativa aprova Título de Cidadão Honorário de Alagoas a Júlio Cezar
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
