Festival das Águas em Penedo homenageia ‘seu’ Toinho Pescador
Na comunidade onde ‘seu’ Toinho Pescador nasceu e viveu por 90 anos, a neta Cinthia Cristina Santos Fontes falou em nome da família do inesquecível defensor do rio São Francisco.

Narrar é Resistir. O tema escolhido para a edição 2023 do Festival das Águas tem tudo a ver com Toinho Pescador, líder comunitário, ativista e poeta ribeirinho homenageado no evento realizado pela Prefeitura de Penedo.
Antônio Gomes dos Santos faleceu em 24 de novembro do ano passado e foi representado por familiares no Festival das Águas organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), por meio do CRAS do bairro Santo Antônio.
Na comunidade onde ‘seu’ Toinho Pescador nasceu e viveu por 90 anos, a neta Cinthia Cristina Santos Fontes falou em nome da família do inesquecível defensor do rio São Francisco.
Além de agradecer a homenagem, ela ressaltou que a maior alegria do seu avô era ver que as crianças preservavam o rio e ir à procura dele para “saber um pouco mais sobre as histórias do rio, do bairro e dessa cidade tão importante para o patrimônio nacional”, disse a assistente social que começou a aprender a ler e escrever com o avô – e mais importante, a “ler a vida”, ressalta Cinthia -, acrescentando em seu depoimento a importância de Luzinete Santos, sua avó e companheira do ‘seu’ Toinho.
O legado do ativista também foi destacado por Sâmila Aguiar, psicóloga da SEMASDH que fez a pesquisa sobre a história de vida de ‘seu’ Toinho Pescador. Já Mariane Rocha, turismóloga e mestranda em Cultura Popular, destacou a relação inseparável entre as narrativas orais e escritas do homenageado com a história do Barro Vermelho, processo que fortalece a identidade da comunidade ribeirinha.
Biografia sobre Toinho Pescador é lançada em Penedo
O Festival das Águas também foi prestigiado pelas Secretárias Municipais Ana Teresa Lopes (SEMASDH) e Teresa Machado (Cultura), representando o prefeito Ronaldo Lopes no evento realizado na nova orla do primeiro bairro de Penedo na tarde de quinta-feira, 27.
Ana Teresa entregou uma placa aos familiares de ‘seu’ Toinho Pescador e parabenizou os moradores pela participação no festival que também trouxe estudantes da Escola Douglas Apratto Tenório, localizada no Barro Vermelho e a primeira da Prefeitura de Penedo com ensino em tempo integral.
A programação do Festival das Águas 2023 teve ainda a participação da humorista Podderosa, muitas brincadeiras, dança com educador físico do CRAS ribeirinho e lanche.
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
