Justiça ofertará registro civil gratuitamente em Maceió e Arapiraca
Ação será realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça, de 8 a 12 de maio; intuito é erradicar o sub-registro civil em Alagoas
A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) realizará, de 8 a 12 de maio, a I Semana Nacional do Registro Civil - “Registre-se”, campanha de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa a emissão gratuita da certidão de nascimento para a população socialmente vulnerável.
Em Alagoas, a ação será realizada em Maceió, de 8 a 10 de maio, na Comunidade Espírita Nosso Lar, no Vergel do Lago, e em Arapiraca, de 11 a 12 de maio, na Faculdade Cesmac do Agreste. O intuito é erradicar o sub-registro de nascimento, ampliar o acesso à documentação civil básica e promover cidadania a todos os alagoanos.
A ação também beneficiará os afetados pelo afundamento do solo dos bairros Mutange, Pinheiro, Bebedouro e Bom Parto, além dos quilombolas e a população lagunar de Maceió.
A CGJAL tem mobilizado todos os cartórios de registro civil de Alagoas, para que insiram informações necessárias à realização da campanha “Registre-se” na Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC), ferramenta online que interliga os cartórios e possibilita o intercâmbio de documentos eletrônicos e o tráfego de informações importantes para a emissão de atos cartorários.
Dados estatísticos do registro civil constantes do censo demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 2,7 milhões de pessoas no Brasil não têm certidão de nascimento, o que gerou preocupação ao CNJ, uma vez que o documento é condição básica para a garantia de uma série de direitos da população.
Outros serviços
Além das certidões de registro civil, também serão ofertados serviços diversos à população, como Registro Geral (RG), CPF e Carteira de Trabalho. A ação será realizada em parceria com a Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas, com a Defensoria Pública Estadual (DPE/AL), Ministério Público Estadual (MPE/AL), Secretaria Municipal do Trabalho, Receita Federal e Instituto de Identificação.
Em Maceió, no dia 10 de maio, magistrados estarão à disposição para julgamento de processos relativos a retificação do registro civil. Em Arapiraca, o mesmo serviço será ofertado no dia 12.
“Registre-se” em Maceió
Expedição da 2ª via de registro civil, RG, CPF e carteira de trabalho.
08 de maio: das 13h às 17h
09 de maio: das 8h às 13h
10 de maio: das 8h às 13h
Local: Comunidade Espírita Nosso Lar
Endereço: Rua Dr. Luís de Barros, 204 A, Vergel do Lago, Maceió
“Registre-se” em Arapiraca
Expedição da 2ª via de registro civil, RG, CPF e carteira de trabalho.
11 de maio: das 13h às 17h
12 de maio: das 8h às 13h -
Local: Faculdade Cesmac do Agreste
Endereço: Rua Prof. Domingos Correia, 1207 - QD 0090 - Ouro Preto, Arapiraca
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
