Contadores tiram dúvidas sobre Imposto de Renda para ações sociais neste sábado (6)
A ação vai acontecer na Praça da Prefeitura, das 9h ao meio dia, totalmente gratuita
Profissionais contábeis integrantes da Comissão de Voluntários do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL Voluntário), vão dedicar a manhã deste sábado (6), para tirar dúvidas sobre imposto de renda e orientar sobre como é possível destinar uma parte do imposto devido para ajudar crianças, adolescentes e idosos.
A ação vai acontecer na Praça da Prefeitura, das 9h ao meio dia, totalmente gratuita. A coordenadora da comissão, Conselheira Rosângela Soares Almeida, moradora da cidade, explica que o objetivo do Conselho é esclarecer e estimular o ato solidário entre a sociedade.
“A Receita Federal permite, dentro do programa da declaração do imposto de renda, que o contribuinte destine até 6% do imposto devido para Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, bem como os da Pessoas Idosa. Para facilitar, nós editamos uma cartilha, que explica todo o caminho para direcionar parte do imposto às causas sociais”, explica a conselheira
Rosângela.Todos os contribuintes que optam pela declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) podem destinar para fundos de sua escolha, sendo até 3% para fundos da criança e ate 3% para fundos das pessoas idosas.
O próprio programa da Receita Federal já calcula o valor e destina o recurso aos fundos apontados. Os fundos, por sua vez, são geridos pelos respectivos conselhos municipais, e aplicam os recursos em ações sociais.
“É uma rede de solidariedade. Tanto quem tem imposto a pagar, quanto a restituir, podem destinar, sem desembolsar nada a mais. Inclusive quem tem a restituir, terá o percentual destinado acrescido em sua restituição”, observa a conselheira.
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
