Prefeitura de Penedo e Sebrae levam educação financeira e empreendedorismo para sala de aula
A parceria entre as instituições capacita servidores municipais para serem empreendedores em suas áreas de atuação

Ensinar sobre educação financeira e estimular o empreendedorismo na comunidade escolar das unidades de ensino da Prefeitura de Penedo, com orientação especializada do Sebrae Alagoas, é a meta do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A parceria entre as instituições está capacitando o pessoal da Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre a importância da educação empreendedora, trabalho que tem o envolvimento direto de mais uma pasta da gestão Ronaldo Lopes/João Lucas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (Sedecin).
Os fundamentos pedagógicos do JEPP e sua correlação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão sendo apresentados para gestores e coordenadores de cada escola da rede da Semed Penedo no auditório da Escola Municipal Santa Luzia.
Os conceitos da educação empreendedora estão no foco das atividades que antecedem à capacitação dos docentes e a efetiva implementação da proposta na sala de aula.

O consultor e instrutor Walter Rocha Oliveira (Sebrae Alagoas) é o responsável por dissertar sobre o JEPP. A ideia é de alicerçar a proposta pedagógica do programa para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, sensibilizando os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
“A aplicação do empreendedorismo na sala de aula estimula o pensamento inovador e desenvolve nos alunos o pensamento crítico e criativo. Trazer para dentro das escolas programas e ferramentas que possam elevar o desenvolvimento dos nossos estudantes é uma marca do governo Ronaldo Lopes e João Lucas”, explica o Secretário Municipal de Educação, Luciano Lucena.
O gestor da Sedecin, Pedro Felipe Queiroz, ressalta que a mentalidade do empreendedorismo é um modo de vida e que jovens e crianças estão abertos ao conceito inovador, principalmente quando aplicada de forma dinâmica no ambiente escolar.

O JEPP é planejado para estimular crianças e jovens de 6 a 14 anos do ensino fundamental, sendo utilizado por todo o Sistema Sebrae e é amplamente reconhecido pelas instituições de ensino de educação básica do Brasil.
Nesse contexto, o programa incentiva a busca pelo autoconhecimento, por novas aprendizagens, além do espírito de coletividade a partir de uma educação transformadora, capaz de incentivar os estudantes a quebrar paradigmas e desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores.
Últimas notícias

Deputado Fabio Costa fortalece investigações e emplaca medidas de inclusão em projetos na Câmara

Filho de ambulante e diarista, médico viraliza com vídeo de formatura no Amapá

Boato sobre chá milagroso leva fiéis a retirar ladrilhos de estátua de São Francisco no Ceará

Identificada vítima fatal de grave acidente em Arapiraca; quatro ficaram feridos

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, mas segue sem previsão de alta

Pai de piloto que morreu em queda de avião em AL soube da tragédia dois dias depois
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
