Grupos de dança de Arapiraca são homenageados pela Prefeitura
Selo instituído na gestão Luciano Barbosa reconhece e dá visibilidade aos fazedores de Cultura do município

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, continua reconhecendo os fazedores de cultura do município com o selo “Aqui se faz Cultura”, uma homenagem simbólica da gestão municipal. Dessa vez, os homenageados foram os grupos de dança “Balança, mas não cai” e “Xaxado Nação Cangaço”.
Os dois grupos fomentam na cidade, duas das mais tradicionais danças e manifestações artísticas do nordeste: o coco de roda e o xaxado, respectivamente. O secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães, enalteceu a iniciativa do projeto, que ocorre na gestão Luciano Barbosa. “Nosso prefeito é um grande apoiador da cultura local e esse reconhecimento tem sido fundamental para os grupos aqui de Arapiraca. São eles que mantém vivas as nossas tradições”, disse.
Os dois grupos são coordenados pelo fazedor de cultura, Eduardo Kellvy. O grupo de coco de roda é filho do bairro Santa Edwiges, e desde 2008 segue mantendo a tradição Alagoas afora, com os sapateados sincronizados e muitas palmas e amor pela dança. Já o Xaxado Nação Cangaço nasceu em 2018 e é o único grupo do gênero artístico em Arapiraca.
“São momentos como esse que é um combustível a mais para continuarmos com o nosso trabalho, fácil não é e nunca será. A luta é muito grande mais o amor pela Cultura prevalecerá e vamos disseminar a nossa Cultura Nordestina pelos quatro cantos do nosso Brasil”, disse.
O selo busca reconhecer e dar visibilidade aos fazedores da arte em seus símbolos, rituais e memórias, e reforça a manutenção das riquezas de Arapiraca. A gestão municipal vai continuar homenageando esses grupos e espalhando o selo pelos quatro cantos da cidade.
Últimas notícias

PM detém mulheres apontadas como integrantes de organizações criminosas

Procon Alagoas divulga pesquisa de preço para o Dia dos Pais

'Só vi os pezinhos da minha filha': mãe de adolescente morta desabafa no 3º júri de serial killer

TCU condena ex-diretores do Postalis e BNY Mellon por prejuízo de R$ 1 bi

Mais de 7 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de São Sebastião com estrutura reforçada

Idoso é atropelado, sofre fratura e é socorrido no Centro de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
