Defensoria cobra Casal, Águas do Sertão e Seinfra ações que melhorem o abastecimento nos municípios da Bacia Leiteira
Confira a lista de municípios
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas promoveu, na última sexta feira, 19, uma audiência extrajudicial junto à CASAL, Águas do Sertão e Seinfra, com o intuito de cobrar ações concretas e planejadas para que se promovam melhorias no abastecimento de água da população da bacia leiteira.
A reunião é fruto de uma ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública no fim do ano passado, e que, após ter sua liminar deferida, evoluiu para uma tentativa de conciliação entre as partes que satisfaça o interesse da população sertaneja.
A reunião contou com a participação dos defensores públicos Lucas Monteiro Valença e Daniel Alcoforado Costa, do Diretor Presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Dr. Luiz Cavalcante Neto, do Diretor Presidente da Companhia Águas do Sertão, Dr. Hércules Neto, além de superintendes de diversos setores de ambas as companhias, e de representantes da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).
Acompanhando a situação do desabastecimento de água na região nos últimos anos, o Defensor Público Lucas Monteiro explicou que a audiência teve o intuito de cobrar e construir um plano de ação dos referidos órgãos a fim de que sejam apresentadas soluções e medidas que deverão ser adotadas para acabar - definitivamente - a problemática do desabastecimento de água que insiste em acontecer na região da bacia leiteira.
Na oportunidade, ficou estabelecido o prazo de 15 dias para que as Companhias, bem como a Seinfra, apresentem um plano de ação detalhado, cabendo à Defensoria Pública avaliá-lo e, aceitando-o, cobrar seu fiel cumprimento.
O Defensor também defende que seja criado um plano de emergência que seja imediatamente acionado em caso de quebra de um dos conjuntos de moto bomba.
“A Defensoria Pública e os demais órgãos competentes tem realizado uma série de audiências extrajudiciais no intuito de viabilizar a construção de um planejamento de ações concretas que visem solucionar, de uma vez por todas, os constantes e longos desabastecimentos de água da Bacia Leiteira. Não estamos alheios ao sofrimento da população sertaneja, por isso estamos continuamente cobrando e buscando soluções para garantir, o mais rápido possível, que a distribuição de água potável para a população da bacia leiteira se dê de forma contínua e com qualidade”
Os municípios que fazem parte da Bacia Leiteira são Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho D'Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
Últimas notícias
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Assembleia de Deus é invadida e tem equipamentos furtados no bairro Cacimbas
3º BPM em Arapiraca lidera ranking e registra aumento em ações de segurança em AL
Ronda no Bairro apresenta plano de ações para a Operação Verão 2025/2026
Turista que foi atacada por três cães segue internada no município de Paripueira
Carro colide com árvore e deixa quatro feridos na BR-104, em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
