Prefeitura de intensifica combate ao mosquito da dengue durante período de chuva
Mais de 400 casos foram registrados no primeiro quadrimestre
O início do período chuvoso traz consigo uma maior incidência de casos de dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
O trabalho é realizado através de uma parceria entre a Coordenação Municipal de Arboviroses, Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e o Departamento de Promoção à Saúde, além de escolas municipais, estaduais e particulares de Arapiraca.
“É sabido por todos nós que, nesse período chuvoso, a probabilidade do mosquito se proliferar é muito maior. Devido a isso, as atividades de educação em saúde estão redobradas a fim de controlar o vetor Aedes aegypti”, explica o coordenador municipal de arboviroses, Júnior Saad.
As ações de prevenção e combate acontecem desde o início do ano, mas foram reforçadas graças à quadra chuvosa. Esse período facilita a proliferação do mosquito por conta do acúmulo de água em resíduos, pneus e caixas d’água descobertas.
A secretaria atua diariamente no município com mutirões de limpeza nas comunidades e ações de conscientização em escolas e empresas, além de orientar sobre a importância do uso de repelentes, especialmente entre gestantes durante todo o período gestacional.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e da Coordenação Municipal de Arboviroses, de janeiro a abril, 415 casos de dengue foram notificados. Destes, 175 foram confirmados, monitorados e tratados, e 240 foram descartados por critérios clínico-epidemiológico ou laboratorial.
A chikungunya teve três casos notificados, dos quais dois foram tratados e um descartado. No mesmo período, graças ao trabalho de prevenção executado pela Prefeitura, nenhuma suspeita de zika foi registrada em Arapiraca.
Últimas notícias
Sesau passa a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Carro faz retorno proibido e colide com viatura da Polícia Militar em Rio Largo
Prefeitura de Maceió instala lixeiras subterrâneas no conjunto Graciliano Ramos
Casal é preso em flagrante por estupro contra a filha de 2 anos em Tanque D'Arca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
