Prefeitura de intensifica combate ao mosquito da dengue durante período de chuva
Mais de 400 casos foram registrados no primeiro quadrimestre
O início do período chuvoso traz consigo uma maior incidência de casos de dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
O trabalho é realizado através de uma parceria entre a Coordenação Municipal de Arboviroses, Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e o Departamento de Promoção à Saúde, além de escolas municipais, estaduais e particulares de Arapiraca.
“É sabido por todos nós que, nesse período chuvoso, a probabilidade do mosquito se proliferar é muito maior. Devido a isso, as atividades de educação em saúde estão redobradas a fim de controlar o vetor Aedes aegypti”, explica o coordenador municipal de arboviroses, Júnior Saad.
As ações de prevenção e combate acontecem desde o início do ano, mas foram reforçadas graças à quadra chuvosa. Esse período facilita a proliferação do mosquito por conta do acúmulo de água em resíduos, pneus e caixas d’água descobertas.
A secretaria atua diariamente no município com mutirões de limpeza nas comunidades e ações de conscientização em escolas e empresas, além de orientar sobre a importância do uso de repelentes, especialmente entre gestantes durante todo o período gestacional.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e da Coordenação Municipal de Arboviroses, de janeiro a abril, 415 casos de dengue foram notificados. Destes, 175 foram confirmados, monitorados e tratados, e 240 foram descartados por critérios clínico-epidemiológico ou laboratorial.
A chikungunya teve três casos notificados, dos quais dois foram tratados e um descartado. No mesmo período, graças ao trabalho de prevenção executado pela Prefeitura, nenhuma suspeita de zika foi registrada em Arapiraca.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
