Saúde

Prefeitura de intensifica combate ao mosquito da dengue durante período de chuva

Mais de 400 casos foram registrados no primeiro quadrimestre

Por 7Segundos com Assessoria 24/05/2023 15h03
Prefeitura de intensifica combate ao mosquito da dengue durante período de chuva
O trabalho é realizado através de parcerias com os órgãos da saúde - Foto: Assessoria

O início do período chuvoso traz consigo uma maior incidência de casos de dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O trabalho é realizado através de uma parceria entre a Coordenação Municipal de Arboviroses, Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e o Departamento de Promoção à Saúde, além de escolas municipais, estaduais e particulares de Arapiraca.

“É sabido por todos nós que, nesse período chuvoso, a probabilidade do mosquito se proliferar é muito maior. Devido a isso, as atividades de educação em saúde estão redobradas a fim de controlar o vetor Aedes aegypti”, explica o coordenador municipal de arboviroses, Júnior Saad.

As ações de prevenção e combate acontecem desde o início do ano, mas foram reforçadas graças à quadra chuvosa. Esse período facilita a proliferação do mosquito por conta do acúmulo de água em resíduos, pneus e caixas d’água descobertas.

A secretaria atua diariamente no município com mutirões de limpeza nas comunidades e ações de conscientização em escolas e empresas, além de orientar sobre a importância do uso de repelentes, especialmente entre gestantes durante todo o período gestacional.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e da Coordenação Municipal de Arboviroses, de janeiro a abril, 415 casos de dengue foram notificados. Destes, 175 foram confirmados, monitorados e tratados, e 240 foram descartados por critérios clínico-epidemiológico ou laboratorial.

A chikungunya teve três casos notificados, dos quais dois foram tratados e um descartado. No mesmo período, graças ao trabalho de prevenção executado pela Prefeitura, nenhuma suspeita de zika foi registrada em Arapiraca.