Montadora chinesa BYD anuncia em julho de 2023 fábrica na Bahia
A empresa planeja investir cerca de R$10 bilhões no Brasil até 2025
A gigante chinesa BYD (Build Your Dreams) está prestes a anunciar detalhes sobre sua nova fábrica de veículos no Brasil. A vice-presidente global da companhia, Stella Li, chegou ao país nesta semana para finalizar os últimos detalhes do projeto, que será oficialmente revelado na próxima terça-feira, dia 4 de julho de 2023, revela reportagem do Jornal Valor, publicada nesta quarta-feira (28/07/2023)
O anúncio oficial ainda está sujeito a algumas definições, sendo a principal delas a localização da fábrica. As negociações com a Ford para a compra da fábrica em Camaçari ainda não foram concluídas, mas caso não haja acordo, o governo baiano já se preparou para oferecer outra área de instalação.
Os incentivos fiscais envolvidos no projeto também são um mistério, mas o governador baiano, Jerônimo Rodrigues, afirmou em entrevista que o governo estadual está pronto para atender às demandas de incentivos do grupo chinês, aguardando apenas uma resposta do governo federal.
Caso a instalação da BYD seja confirmada na Bahia, é importante que o anúncio ocorra em breve, para que a empresa possa aproveitar os benefícios fiscais do regime automotivo do Nordeste e Centro-Oeste, que está previsto para terminar em 2025. No entanto, há a possibilidade de que esses incentivos sejam renovados, assim como solicitado por outras montadoras já instaladas nessas regiões, como Stellantis em Pernambuco, CAOA e Mitsubishi em Goiás.
Stella Li, também presidente da BYD Américas, mostrou entusiasmo com o encontro entre Rodrigues e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos estiveram com a direção da BYD na China em abril, e a expectativa é que as discussões avancem ainda mais durante essa visita ao Brasil.
Além dos veículos 100% elétricos, a BYD pretende fabricar híbridos “plug-in” que poderão utilizar etanol como combustível. Esses veículos possuem dois motores, um a combustão e outro elétrico, que se alternam de acordo com a necessidade. A BYD enxerga um futuro em que metade dos carros no mercado brasileiro sejam totalmente elétricos e a outra metade sejam híbridos “plug-in” que utilizam etanol.
A empresa planeja investir cerca de R$10 bilhões no Brasil até 2025. Um protocolo de intenções já foi assinado com o governo da Bahia, que prevê a produção não apenas de automóveis, mas também de chassis de ônibus e caminhões elétricos, além do processamento de lítio e fosfato.
Stella Li ressaltou a importância de abrir portas para empresas inovadoras e trazer tecnologia avançada para o país. Ela defende a redução ou isenção do Imposto de Importação para carros 100% elétricos, afirmando que é necessário permitir a entrada de tecnologias ainda não existentes no Brasil. A executiva acredita que uma vez que as empresas invistam no país, elas devem receber tratamento diferenciado.
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