Agreste

Serviço de Inteligência descobre plano e consegue impedir fuga no Presídio do Agreste

Módulo onde plano seria concretizado é ocupado por criminosos faccionados

Por 7Segundos com Assessoria 03/07/2023 18h06
Serviço de Inteligência descobre plano e consegue impedir fuga no Presídio do Agreste
Ação da Polícia Penal no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano - Foto: Ascom Seris

Equipe plantonista que atuou no domingo (2) no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, impediu uma fuga em massa de reeducandos recolhidos na unidade. Na cela onde a irregularidade foi detectada estão acusados de integrar facção criminosa.

De acordo com o diretor da unidade prisional, policial penal Bruno Sampaio, a chefia do Presídio do Agreste recebeu informações do Serviço de Inteligência da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e se antecipou, fazendo inversão de todos os módulos da unidade para evitar que o plano de fuga que estava em andamento fosse executado.

“E mesmo a gente fazendo essa movimentação, a inversão dos módulos, eles tentaram serrar as grades. De imediato, os presos da cela foram extraídos e isolados para abertura do PAD (Processo Administrativo Disciplinar) para apurar todos os fatos ocorridos”, destaca Bruno Sampaio.

A chefia plantonista do presídio identificou uma movimentação vinda de dentro de uma cela, que acabou chamando a atenção. Neste momento, foi acionada uma equipe de reforço que conseguiu impedir a consumação do plano de fuga.

“A auxiliar de chefe de plantão visualizou no monitoramento uma movimentação estranha no módulo B da cela 1. Então ela observou e acionou a equipe que desceu de imediato. Esse módulo é faccionado do Comando Vermelho”, destacou o policial penal Bruno Sampaio, diretor do Presídio do Agreste.

Após a tentativa de fuga, o COP (Comando de Operações Penitenciárias), com apoio do Gerit (Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática), realizaram “batida geral” na unidade, assim como foi reforçada a segurança nas guaritas para evitar fugas e resgates.